A CIÊNCIA E O SENSO COMUM A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL – TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_6%20%20 %20Resumen
Actualmente vivimos un período de difusión del conocimiento facilitado por las redes sociales, sin embargo, aún existe dificultad para comprender el conocimiento construido sobre la evidencia científica y el sentido común. Por lo tanto, el objetivo principal de este trabajo fue evaluar si existen diferencias en la concepción de los estudiantes secundarios de la Escola Familia Agrícola de Porto Nacional – TO, sobre lo que es el conocimiento científico y el sentido común. La recolección de datos consistió en una muestra de 40 estudiantes y se llevó a cabo con la aplicación de un cuestionario virtual. Se percibió que los estudiantes de secundaria saben diferenciar el conocimiento científico del sentido común, pero entienden la ciencia como un conocimiento superior. Se evidenció que los estudiantes de secundaria no depositan mucha confianza en la información de las redes sociales, dando más énfasis a fuentes confiables para acceder al conocimiento científico, y reconocieron a la escuela como un espacio para la obtención del conocimiento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 . Editores; Hugo Rivas de Oliveira, Caroline Camara Araujo Santos Barbosa, Daniela Bandeira dos Santos, Fernanda Lemos Fontoura, Lucimara Monteiro dos Santos, Kellen Lagares Ferreira Silva, Carla Simone Seibert
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.