TRATAMENTO DE CHORUME SINTÉTICO POR PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO (POA) EMPREGANDO O REAGENTE FENTON
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao14Resumen
Se han estudiado varias técnicas en el tratamiento de lixiviados de rellenos sanitarios. Entre ellos, se encuentran los Procesos Oxidativos Avanzados (POA's). Dado lo anterior, esta investigación tuvo como objetivo evaluar el efecto de AOP utilizando el reactivo de Fenton, a diferentes concentraciones de hierro (Fe) y peróxido de hidrógeno (H2O2), en el tratamiento de lodos sintéticos. Se aplicó un método de estimación (método suizo) al flujo de lixiviados de un relleno sanitario controlado. Se realizó una prueba de ensayo con una solución de azul de metileno y agua destilada, para comprobar la eficacia de la técnica de tratamiento. Después de la prueba con azul de metileno, se preparó una suspensión sintética y se añadió la solución de Fenton. El resultado de estimar la producción de percolado, por el método suizo, fue de 2,15 l.s-1. Para la prueba de degradación del azul de metileno, la mayor reducción de colorante se obtuvo en la prueba 10 (absorbancia igual a 0,010). Para la degradación del estiércol, las mejores concentraciones utilizadas para la mayor remoción de DQO se observaron en la prueba 3 (73%) donde la dosis de H2O2 fue de 0,32 mM y Fe++ 0,09 mM. El POA que utiliza el reactivo de Fenton demostró ser una alternativa muy efectiva.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Rosinete Nogueira Sousa, José Victor Oliveira Bringel Bezerra, Mateus Rodrigues Brito, Matheus Gomes Arruda , Elaine da Cunha Silva Paz, Cláudia da Silva Aguiar Rezende, Marcelo Mendes Pedroza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
