SABERES E PRÁTICAS VALORIZADAS PELO PIBID NO ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CONOCIMIENTOS Y PRÁCTICAS VALORADAS POR PIBID EN LA ENSEÑANZA A DISTANCIA DE EDUCACIÓN FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_1Resumen
Esta narrativa autobiográfica tiene como objetivo presentar los conocimientos valorados por los becarios de Educación Física Pibid en relación con la enseñanza a distancia de esta disciplina, así como compartir algunas estrategias pedagógicas adoptadas por ellos para la producción de conocimiento. Los datos fueron producidos durante la vigencia del Edicto Capes nº 2/2020, de noviembre de 2020 a abril de 2022, a partir de materiales y registros de las acciones de los becarios (informes, imágenes, diarios de campo). Como resultados se destacan los saberes y prácticas relacionados con la dimensión didáctico-pedagógica, como la investigación, la planificación, la sistematización y la intervención; los relacionados con la experiencia, como la diversificación de idiomas e instrumentos para hacer la enseñanza y el aprendizaje atractivos y accesibles para los estudiantes, y el trabajo colectivo realizado entre el coordinador de área, el supervisor y los becarios, como condición para la materialización de las propuestas. Se concluye que, a pesar de los desafíos inherentes al contexto vivido, los becarios reconocieron la relevancia de Pibid y los aprendizajes inherentes a sus procesos formativos e iniciación a la docencia, para extrapolar la relación entre teoría y práctica, redefiniendo el concepto de práctica, en beneficio de la relación entre experiencia y significado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bethânia Alves Costa Zandomínegue
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.