SABERES E PRÁTICAS VALORIZADAS PELO PIBID NO ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
KNOWLEDGE AND PRACTICES VALUED BY PIBID IN REMOTE TEACHING OF PHYSICAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_1Abstract
This autobiographical narrative aims to present the knowledge valued by Pibid Physical Education fellows in relation to the remote teaching of this discipline, as well as sharing some pedagogical strategies adopted by them for the production of knowledge. The data were produced during the term of Edict Capes nº 2/2020, from November 2020 to April 2022, based on materials and records from the scholarship holders' actions (reports, images, field diaries). As results, the knowledge and practices related to the didactic-pedagogical dimension stand out, such as research, planning, systematization and intervention; those related to experience, such as the diversification of languages and instruments to make teaching and learning attractive and accessible to students, and the collective work undertaken between the area coordinator, the supervisor and the scholarship holders, as a condition for the materialization of the proposals. It is concluded that, despite the challenges inherent to the lived context, the scholarship holders recognized the relevance of Pibid and the learning inherent to its formative processes and initiation to teaching, in order to extrapolate the relationship between theory and practice, redefining the concept of practice, for the benefit of the relationship between experience and meaning.
Keywords: Basic Education. Teacher Training. Experience Report.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Bethânia Alves Costa Zandomínegue
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.