Reflexiones sobre los talleres de Lengua Portuguesa Pibid en las modalidades a distancia y presencial
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_8%20%20 %20Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre los talleres del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) aplicados en la modalidad remota versus presencial. Esto se debe a la inclusión de las tecnologías de la información y la comunicación en el ámbito escolar, hecho que nos hace reflexionar sobre los impactos y reflexiones con el uso de estos recursos en el aula y cuáles son las inferencias iniciales en la aplicación de los talleres Pibid. Para ello, se buscó identificar las metodologías y enfoques didácticos aplicados en los talleres; identificar las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) utilizadas en las reuniones; y enunciar los principales puntos de contrastes y/o afinidades entre las modalidades de enseñanza a distancia y presencial. La metodología utilizada es de carácter cualitativo y está anclada en: Base Curricular Común Nacional (BRASIL, 2018), Alfabetización (KALANTZIS; COPE y PINHEIRO, 2020), pedagogía de la multialfabetización (ROJO, 2012), Escuelas Innovadoras (BUENO; RODRIGUES y MOREIRA). , 2021; FERREIRA, 2019) y la educación freireana (FREIRE, 1989). Por lo tanto, el uso de las tecnologías de la información y la comunicación en los talleres ofrece una nueva mirada a las prácticas educativas, ya sea en entornos remotos/presenciales. Sin embargo, es necesario institucionalizar e implementar políticas públicas que garanticen la implementación y mantenimiento de las TIC en las escuelas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jardeane Reis de Araújo, Camila Gabriela, Samuel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.