Reflexiones sobre los talleres de Lengua Portuguesa Pibid en las modalidades a distancia y presencial
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_8%20%20 %20Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre los talleres del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) aplicados en la modalidad remota versus presencial. Esto se debe a la inclusión de las tecnologías de la información y la comunicación en el ámbito escolar, hecho que nos hace reflexionar sobre los impactos y reflexiones con el uso de estos recursos en el aula y cuáles son las inferencias iniciales en la aplicación de los talleres Pibid. Para ello, se buscó identificar las metodologías y enfoques didácticos aplicados en los talleres; identificar las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) utilizadas en las reuniones; y enunciar los principales puntos de contrastes y/o afinidades entre las modalidades de enseñanza a distancia y presencial. La metodología utilizada es de carácter cualitativo y está anclada en: Base Curricular Común Nacional (BRASIL, 2018), Alfabetización (KALANTZIS; COPE y PINHEIRO, 2020), pedagogía de la multialfabetización (ROJO, 2012), Escuelas Innovadoras (BUENO; RODRIGUES y MOREIRA). , 2021; FERREIRA, 2019) y la educación freireana (FREIRE, 1989). Por lo tanto, el uso de las tecnologías de la información y la comunicación en los talleres ofrece una nueva mirada a las prácticas educativas, ya sea en entornos remotos/presenciales. Sin embargo, es necesario institucionalizar e implementar políticas públicas que garanticen la implementación y mantenimiento de las TIC en las escuelas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jardeane Reis de Araújo, Camila Gabriela, Samuel
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.