Reflections on PIBID - Portuguese Language workshops apllied in online and face-to-face modalities
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_8%20%20 %20Abstract
The present work aims to reflect on the workshops of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (Pibid) applied in the remote versus in-person modality. This is due to the insertion of information and communication technologies in the school environment, a fact that makes us think about the impacts and reflections with the use of these resources in classrooms and what are the initial inferences in the application of the Pibid workshops. For this, we sought to identify the teaching methodologies and approaches applied in the workshops; identify the Digital Information and Communication Technologies (DCIT) used in the meetings; and enunciate the main points of contrasts and/or affinities between the modalities of remote and face-to-face teaching. The methodology used is of a qualitative nature and is anchored in: National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), Literacy (KALANTZIS; COPE and PINHEIRO, 2020), pedagogy of multiliteracies (ROJO, 2012), Innovative Schools (BUENO; RODRIGUES and MOREIRA, 2021; FERREIRA, 2019) and Freirean education (FREIRE, 1989). Therefore, the use of information and communication technologies in the workshops offers a new look at educational practices, whether remote/face-to-face. However, it is necessary to institutionalize and implement public policies that guarantee the implementation and maintenance of DCIT in schools.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jardeane Reis de Araújo, Camila Gabriela, Samuel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.