Las geotecnologías como recurso didáctico en clases de geografía a distancia
experiencias del pibid en la semana del medio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_11Resumen
El objetivo de este estudio fue discutir el uso de las geotecnologías como recurso didáctico para las clases de Geografía en la educación básica. Es el resultado de experiencias a través del Programa de Becas de Iniciación Docente (PIBID) durante la pandemia del Covid-19. La metodología utilizada fue la revisión bibliográfica y el uso de informaciones contenidas en el informe sobre la realización de la acción denominada “semana del medio ambiente”, realizada por egresados del PIBID. Se llevó a cabo de forma remota, utilizando equipos tecnológicos para su transmisión y efectividad, haciendo uso de geotecnologías que dirigieron el contenido curricular a la vida cotidiana del estudiante. Como resultado, destacamos la relevancia de utilizar geotecnologías y contenidos que acerquen la realidad de los estudiantes a la enseñanza de la geografía. Evidenciamos la riqueza de la experiencia docente brindada a los estudiantes de pregrado, en su inserción en la escuela pública, en la medida en que se vuelven protagonistas de los desafíos y superación de los problemas identificados en la enseñanza y el aprendizaje. También destacamos la necesidad de avances en la implementación de tecnologías en la educación, y que el proceso en curso, aunque fue impulsado por la pandemia, no puede retroceder.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Roberto Antero da Silva, Marcela Pereira Lima , Naiane da Silva Ferreira, Jessica Vitoria Silva Alves de Souza, Lucas Sousa Barbosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.