Geotechnologies as didactic resource in remote geography classes
PIBID experiences in the environment week
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_11Abstract
The objective of this study was to discuss the use of geotechnologies as a didactic resource for Geography classes in basic education. It is the result of experiences through the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) during the Covid-19 pandemic. The methodology used was a literature review and the use of information contained in the report on the performance of the action called “environment week”, carried out by PIBID graduates. It took place remotely, using technological equipment for its transmission and effectiveness, making use of geotechnologies that directed the curricular content to the student's daily life. As a result, we highlight the relevance of using geotechnologies and content that bring students' reality to geography teaching. We evidenced the wealth of teaching experience provided to undergraduate students, in their insertion in the public school, as they become the protagonist of the challenges and overcoming the problems identified in teaching and learning. We also highlight the need for advances in the implementation of technologies in education, and that the ongoing process, even though it was driven by the pandemic, cannot go backwards.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Roberto Antero da Silva, Marcela Pereira Lima , Naiane da Silva Ferreira, Jessica Vitoria Silva Alves de Souza, Lucas Sousa Barbosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.