Aportes del PIBID-Química de la Universidad Federal del Norte del de Tocantins em la formación docente
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_4Resumen
El trabajo buscó investigar las contribuciones de las acciones del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Enseñanza - PIBID en la formación de estudiantes de graduación en Química. La investigación fue realizada con 6 becarios del curso de Licenciatura en Química de la Universidade Federal do Norte do Tocantins. Los datos fueron recolectados a través del análisis de los informes de los becarios. Al analizar sus informes, fue posible identificar que la experiencia de los estudiantes en el campo de sus futuras actividades profesionales les proporciona una proximidad entre la teoría y la práctica, el desarrollo de habilidades de lectura y escritura y la apropiación de metodologías de enseñanza que dialogan con las tendencias pedagógicas atuales. En general, los resultados indican que la experiencia de los estudiantes del PIBID ha promovido la consolidación de una iniciación a la enseñanza práctica y, sobre todo, reflexiva, que permite comprender algunos procesos inherentes a la formación docente.
Descriptores: PIBID-QUÍMICA, Formación de profesores, Universidad-Escuela.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 DONIZETE DA SILVA MELO, Brenda dos Santos Barbosa, Verenna Barbosa Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.