Contributions of the PIBID-Chemistry of the Federal University of North Tocantins in training
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_4Abstract
This work sought to investigate the contributions of the actions of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID in training of undergraduates in Chemistry. The research was carried out with 6 scholarship students of Licentiate in Chemistry course at the Federal University of North Tocantins. Data were collected through the analysis of fellows' reports. By analyzing their reports, it was possible to identify that the students' experience in the field of their future professional activities provides them with a proximity between theory and practice, the development of reading and writing skills and the appropriation of teaching methodologies that dialogue with current pedagogical trends. In general, the results indicate that the experience of undergraduates at PIBID has promoted the consolidation of an initiation to practical and, above all, reflective teaching, allowing for an understanding of some processes inherent to teacher training.
Keywords: PIBID-CHEMISTRY, Teacher training, University-School.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 DONIZETE DA SILVA MELO, Brenda dos Santos Barbosa, Verenna Barbosa Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.