LETRAMENTOS A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA COM USO DAS TDICS NO PIBID - LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_9Resumen
Este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas com os alunos do Programa De Institucional De Bolsa De Iniciação à Docência (PIBID) do curso de letras da Universidade Federal do Tocantins, com os alunos do 6°ao 8°anos do Ensino Fundamental, do Centro do Ensino Médio Professor Florêncio Aires. Visou-se trabalhar os multiletramentos no que se refere ao professor e, assim, promover a leitura, analise discursiva e linguística e a produção de gênero discursivo pelos alunos do local ao qual o projeto está vinculado. Foi apresentado o gênero textual notícia, a ser trabalhado com os alunos a partir de uma sequência didática (SD). Ocorreram encontros com os alunos, por videoconferência na plataforma Google Meet, promovendo experiências sobre o gênero e suas linguagens, e abordando o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS). O PIBID promove aos graduandos uma experiência da sala de aula. Mesmo nesse período pandêmico foi possível aprender com mediação das tecnologias. A SD utilizada foi concluída, representando completude de um ciclo, o que é muito importante para os pibidianos enquanto professores em formação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Paula Ramos Ghiraldelli, Samilla Milhomem, Gracivânia Gomes de Oliveira, Adriana Carvalho Capuchinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.