Casos y negligencia con la salud mental de tutores de perros eutanasiados
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-10412Resumen
Popularmente conocida como kala azar, la leishmaniasis visceral (LV) es una zoonosis en la que el perro es el principal reservorio urbano. La eutanasia de los perros infectados es una de las medidas estipuladas para controlar la enfermedad. Sin embargo, la forma en que se realiza esta medida, así como la falta de asistencia posterior a la misma, provoca desacuerdos con la salud mental de los tutores que, de forma abrupta, se ven obligados a romper el vínculo afectivo con su mascota. Este estudio tuvo como objetivo analizar los casos de tutores que tenían perros sacrificados por LV, con el fin de conocer las acciones de atención en salud mental dirigidas a estas personas y verificar si las políticas públicas dirigidas a LV incluyen la salud mental pública de los tutores. A través de una investigación exploratoria-descriptiva y un enfoque cualitativo, se realizaron, grabaron, transcribieron y, posteriormente, se analizaron mediante el Análisis de Contenido de Bardin entrevistas semiestructuradas. Los resultados evidenciaron la experiencia de 15 tutores, lo que permitió identificar que las políticas de salud pública (PPS) dirigidas a la LV terminan en eutanasia y, por tanto, no contemplan la salud mental de los tutores. Se espera que este estudio pueda revelar la importancia de la salud mental en el proceso de control de la LV.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.