CASOS E DESCASOS COM A SAÚDE MENTAL DE TUTORES DE CÃES EUTANASIADOS

Autores

  • Fabrícia de Jesus Silva Ferraz UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Katyane de Sousa Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Leandro Ferraz Universidade Federal do Tocantins
  • Roberto Farias Chaves Filho Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos – UNITPAC

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9-10412

Resumo

Popularmente conhecida como calazar, a leishmaniose visceral (LV) é uma zoonose em que o cão é o principal reservatório urbano. A eutanásia dos cães infectados é uma das medidas estipuladas para o controle da doença. Entretanto, a maneira pela qual essa medida é feita, assim como a falta de assistência posterior a ela, faz com que haja descasos com a saúde mental dos tutores que, de forma abrupta, são obrigados a desfazer o laço afetivo com seu animal de estimação. Este estudo objetivou analisar os casos de tutores que tiveram cães eutanasiados por LV, a fim de conhecer as ações de atenção à saúde mental direcionadas a essas pessoas e verificar se as políticas públicas direcionadas a LV contemplam a saúde pública mental dos tutores. Por meio da pesquisa exploratório-descritiva e abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e, posteriormente, analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram a vivência de 15 tutores, sendo possível identificar que as políticas públicas de Saúde (PPS) direcionadas a LV terminam na eutanásia e, portanto, não contemplam a saúde mental dos tutores. Espera-se que esse estudo possa desvelar a importância da saúde mental no processo de controle da LV.

Biografia do Autor

Fabrícia de Jesus Silva Ferraz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Enfermeira, Mestra em Sanidade Animal e Saúde Pública, Vice-líder do Grupo de Estudos Sociais e da Saúde – GESS da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Katyane de Sousa Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Medicina Veterinária. Professora da Universidade Federal do Tocantins , Brasil.

Leandro Ferraz, Universidade Federal do Tocantins

Doutor, Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT,  Líder do Grupo de Estudos Sociais e da Saúde- GESS/UFT.

Roberto Farias Chaves Filho, Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos – UNITPAC

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos – UNITPAC

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

de Jesus Silva Ferraz, F., de Sousa Almeida, K. ., Ferraz, L., & Farias Chaves Filho, R. (2022). CASOS E DESCASOS COM A SAÚDE MENTAL DE TUTORES DE CÃES EUTANASIADOS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 9(2), 65–72. https://doi.org/10.20873/uftv9-10412

Edição

Seção

Artigos