FATORES ASSOCIADOS COM INCAPACIDADE FÍSICA EM HANSENÍASE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA NO NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_15507Resumo
Hanseníase é a principal causa infecciosa de incapacidade e neuropatia periférica no mundo. A alta endemicidade no norte brasileiro, torna importante a identificação dos fatores de risco para a ocorrência de incapacidade física em indivíduos acometidos por essa enfermidade. O objetivo foi descrever as incapacidades em hanseníase e verificar a associação com os aspectos clínicos e epidemiológicos. Métodos: Foram coletadas as variáveis sociodemográficas e clínicas de 174 novos pacientes diagnosticados em um hospital do estado do Tocantins. Utilizou-se o teste do Qui-quadrado, Exato de Fisher e a Razão de Chances (OR) com Intervalo de Confiança (IC) de 95% (p≤0,05). Resultados: Indivíduos nas faixas etárias de 30-59 anos e ≥60 anos, ocupações de aposentado e lavrador tiveram mais chances de apresentar incapacidades. A classificação multibacilar, formas lepromatosa e neural primária, apresentar múltiplas lesões cutâneas, ausência de reação e neuropatia acima de dois nervos foram associados a incapacidades. Conclusões: Houve alto risco de incapacidades em idosos e nos indivíduos com a forma neural primária. O diagnóstico precoce da hanseníase, treinamento constante dos profissionais de saúde sobre a doença e monitoramento neurológico contínuo pode prevenir e/ou mitigar as deficiências físicas.
Palavras-chave: Deficiências. Mycobacterium leprae. Neuropatia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thais Fonseca Bandeira, Bruna Alexandrino, Katyane de Sousa Almeida, Helcileia Dias Santos, Alessandro José Ferreira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
