OTIMIZAÇÃO DA DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA E SECAGEM DA PIMENTA MALAGUETA (Capsicum frutescens)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-9007Abstract
A pimenta malagueta (Capsicum frutescens) é bastante apreciada, não apenas pela sua importância econômica, mas também ao seu rico valor nutricional. Uma alternativa para aumentar a vida útil dos alimentos poderia ser a utilização de métodos de desidratação. A metodologia de superfície de resposta consiste numa ferramenta matemática e estatística que consegue avaliar simultaneamente a influência de diferentes fatores, as estruturas de redes neurais artificiais tem-se a solução de diversos tipos de problemas O objetivo deste trabalho é Otimização do tratamento osmótico da pimenta malagueta fazendo uso das técnicas de Metodologia de Superfície de Resposta e Redes Neurais Artificiais. No processo de desidratação osmótico o planejamento experimental utilizado foi o fatorial completo 23 com 1 ponto central e 6 pontos axiais totalizando 15 experimentos. A secagem convencional foi realizada após a escolha das melhores condições de desidratação osmótica a partir do gráfico de desejabilidade. Utilizando as melhores condições de desidratação osmóticas, as amostras em seguida foram colocadas em estufa nas temperaturas para proceder a análise da cinética de secagem. O processo de desidratação foi eficiente para as variáveis de resposta de PA, GS e IED para as duas soluções desidratantes ainda que não apresentassem efeito significativo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.