African History teaching supported by Open Educational Eesources (OER)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p124Abstract
This article presents the construction and the discussion of the didactic fields that composed an Open Educational Resource (OER) that was applied in the course of History Teacher Training, Federal University of Tocantins, Campus de Araguaína. The selection of the content "Ancient African History" considered of the invisibility and the reductionist views that sometimes have on this continent. As a technological resource for the construction of REA, Prezi was chosen since it presents the possibilities of implementing the principles of collaboration, sharing, remixing, and adaptation that guide the development of this research. The results pointed to the need to foster the production of especially open resources on the History of Africa. In addition, in developing this research, it was possible to highlight the potential of OER for the teaching of History, contributing to initial and continuing teacher training.
Keywords: OER, Digital information and communication technologies, Ancient African History.
References
AMIEL, Tel. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, B; ROSSINI, C; PRETTO, N.L (Orgs.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba, 2012. p. 17-34.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: História – 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEB, 1998.
______. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Não paginado. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 20 ago. 2016.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
______. PNE (2014-2024). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em 20 mar. 2015.
BUTCHER, Neil. A Basic Guide to Open Educational Resources (OER). Canadá: UNESCO and the Commonwealth of Learning, 2011.
MOKHTAR, Gamal (Ed). História geral da África, II: África Antiga. Brasília: UNESCO, 2010.
PICONEZ, Stela Conceição Bertholo; NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; PICONEZ FILHO, Oscar Luiz. Formação permanente de educadores, recursos educacionais abertos (REA) e integração dos conhecimentos. In: OKADA, Alexandra (Org.). Recursos educacionais abertos e redes sociais. São Luís: EDUEMA, 2013. p.279-293
PRETTO, Nelson de Luca. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B; ROSSINI, C; PRETTO, N.L (Orgs.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba, 2012. p. 91-109.
ROSSINI, Carolina; GONZALEZ, Cristiana. REA: o debate em política pública e as oportunidades para o mercado. In: SANTANA, B; ROSSINI, C; PRETTO, N.L (Orgs.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba, 2012. p. 35-70.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.