COST-MINIMIZATION ANALYSIS AND BUDGET IMPACT OF ROMOSOZUMAB IN POSTMENOPAUSAL WOMEN WITH SEVERE OSTEOPOROSIS AND TREATMENT FAILURE IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_21856Abstract
A osteoporose é uma doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da qualidade óssea, resultando em aumento do risco de fratura. Afeta 10 milhões de brasileiros, predominantemente mulheres na pós-menopausa. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto econômico do romosozumabe versus teriparatida em mulheres na pós-menopausa com osteoporose grave e falha terapêutica, na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi realizada uma análise de custo-minimização (ACM) entre o romosozumabe 210 mg e teripartatida 250 mg x 2,4 ml. O modelo utilizou apenas os custos relacionados com o medicamento para o ciclo completo do uso de ambos. A ACM demonstrou a superioridade do romosozumabe em relação à teriparatida. O custo total do tratamento por paciente produziu uma redução de gastos de 13 mil reais/ano, de acordo com o preço atual de compra da teriparatida. Em todos os cenários, o romosozumabe mostrou-se custo-efetivo quando comparado à teriparatida. O resultado do impacto orçamentário indica a possibilidade de redução nos valores gastos com aquisição de medicamentos. A preços atuais, o uso do romosozumabe tem potencial para economizar recursos de 143 milhões de reais em cinco anos. Em todos os cenários analisados, o uso do romosozumabe produz economia de recursos em comparação à teriparatida.
PALAVRAS-CHAVE: Osteoporose, Pós-menopausa; Alto risco de fraturas; Romosozumabe; Análise de custo-minimização
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cid Manso de Mello Vianna, Gabriela Bittencourt González Mosegui, Tácio de Mendonça Lima, Tayna Felicíssimo Gomes de Souza Bandeira; Thiago Nilton Alves Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
