O ator e o texto dramático: desafios do teatro livre

Autores

  • Liana Ferraz Diniz Escola Superior de Artes Célia Helena

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v1n2p58

Palavras-chave:

Ator, Texto, Teatro pós-dramático.

Resumo

O presente artigo reflete sobre a manipulação que o ator executa no texto dramático como uma possibilidade de resgate do uso do texto no contexto da contemporaneidade. Os experimentos no teatro pós-dramático podem ter o texto como mais um material estimulante e não conferir ao drama papel central. A atitude do ator de fazer contato com as palavras a fim de revelar o sentido para além do discurso é fundamental para que o texto encontre uma função coerente com todos os outros elementos da obra teatral.

Palavras-chave: Ator; Texto; Teatro pós-dramático.

ABSTRACT

This article reflects about the handling that the actor performs on the dramatic text as a chance to rescue the use of text in the contemporary context. Experiments in postdramatic theater can have text as a stimulating material and not confer on drama a central role. The attitude of the actor of making contact with the words in order to reveal the meaning beyond the speech is essential to find a text function in line with all other elements of the play.

Keywords: Actor; Text; Posdramatic theater.

Biografia do Autor

Liana Ferraz Diniz, Escola Superior de Artes Célia Helena

Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP na área de expressão vocal. Professora da Escola Superior de Artes Célia Helena. Atriz, dramaturga e roteirista.

Referências

LEHMANN, Hans-Thies, Teatro pós-dramático, São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ORLANDI, Eni, As formas do silêncio: no movimento dos sentidos, Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

QUILICI, Cassiano Sydow – Antonin Artaud: Teatro e Ritual, São Paulo: Annablume,2004.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

Diniz, L. F. (2015). O ator e o texto dramático: desafios do teatro livre. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(2), 58–68. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v1n2p58

Edição

Seção

Artigos