O ator e o texto dramático: desafios do teatro livre
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v1n2p58Keywords:
Ator, Texto, Teatro pós-dramático.Abstract
O presente artigo reflete sobre a manipulação que o ator executa no texto dramático como uma possibilidade de resgate do uso do texto no contexto da contemporaneidade. Os experimentos no teatro pós-dramático podem ter o texto como mais um material estimulante e não conferir ao drama papel central. A atitude do ator de fazer contato com as palavras a fim de revelar o sentido para além do discurso é fundamental para que o texto encontre uma função coerente com todos os outros elementos da obra teatral.
Palavras-chave: Ator; Texto; Teatro pós-dramático.
ABSTRACT
This article reflects about the handling that the actor performs on the dramatic text as a chance to rescue the use of text in the contemporary context. Experiments in postdramatic theater can have text as a stimulating material and not confer on drama a central role. The attitude of the actor of making contact with the words in order to reveal the meaning beyond the speech is essential to find a text function in line with all other elements of the play.
Keywords: Actor; Text; Posdramatic theater.
References
LEHMANN, Hans-Thies, Teatro pós-dramático, São Paulo: Cosac Naify, 2007.
ORLANDI, Eni, As formas do silêncio: no movimento dos sentidos, Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
QUILICI, Cassiano Sydow – Antonin Artaud: Teatro e Ritual, São Paulo: Annablume,2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.