AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E MECÂNICAS DE FILMES DE FÉCULA DE MANDIOCA INCORPORADO COM CAFEÍNA IRRADIADA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359365220196Especialp91Resumo
As embalagens biodegradáveis são provenientes de fontes renováveis, como milho, celulose e mandioca, sendo que essas matérias primas, quando associadas a outros materiais para produção de filmes biodegradáveis, podem ocasionar mudanças nas propriedades mecânicas e de barreira do produto final. A produção de embalagens ativas pode contribuir na conservação de alimentos, aumentando sua vida útil e preservando suas características físicas, químicas e sensoriais, um componente utilizado em embalagens ativas é a cafeína, que possui atividade antimicrobiana. O objetivo do presente trabalho foi produzir filmes de fécula de mandioca incorporados com cafeína irradiada e analisar possíveis alterações quanto as propriedades físico-químicas e mecânicas. Verificou-se que a espessura, a solubilidade em água, permeabilidade ao vapor de água e o ensaio de tração dos filmes não apresentaram diferença significativa entre os tratamentos (p>0,05). Porém houve alteração de cor e de resistência a perfuração dos filmes com a incorporação de cafeína irradiada, onde os filmes apresentavam-se mais frágeis e com coloração mais escura a medida que as doses de radiação aplicadas foram aumentando. A incorporação de cafeína irradiada permitiu a obtenção de um filme de boa qualidade mecânica, porém as doses estudadas não apresentou efeito nas propriedades dos mesmos.
Referências
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS-ASTM. Standard Test Methods for Water Vapor Transmission of Materials – ASTM E96/E96M-10. Filadelfia, PA (USA): American Society for Testing and Materials. 2010.
BATISTA, M. P., Fernandes, A.S., Ascheri, D.P.R., Sousa, Y.S. Filmes biodegradáveis de amido de lírio-do-brejo, milho, batata e mandioca: comparação da solubilidade, permeabilidade e testes mecânicos. In: 54° Congresso Brasileiro de Químico. 2014. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/9/5137-19197.html>. Acesso em: 20 de jul de 2018.
BRITO, G. F., AGRAWAL, P., ARAÚJO, E.M., MÉLO,J.J.A.,Biopolímero, Polímeros Biodegradáveis e Polímeros Verdes. Revista Eletrônica de Materiais e Processos. v.6, n.2, p.127-139, 2011.
CARVALHO, D. M., TAKEUCHI, K. P., GERALDINE, R. M., MOURA, C. J., SILVEIRA, M. F. A. Filme ativo de acetato de celulose incorporado com nanosuspensão de curcumina. Polímeros, v.27. p.70-76, 2017.
DOMÍNAGUEZ-COURTNEY, M. F; JIMÉNEZ-MUNGUÍA, M. T. Películas comestibles formulados con polisacáridos: propiedades y aplicaciones. Temas Selectos de Ingenería de Alimentos. v.6, n.2, p.110-121. 2012.
FANARO. G. B. Efeito da radiação ionizante em chás da planta Camellias sinensis irradiados com diferentes atividades de água. Tese (Doutor em Ciências), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo, 2013.
FARIAS, M. G. Elaboração e caracterização de filmes de amido e polpa de acerola por casting, extrusão termoplástica e termoprensagem. Tese (Doutor em Ciências) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2016.
FERNANDES. A. P. Avaliação e caracterização das propriedades filmogênicas de proteínas de soro de leite submetidos à irradiação e modificação de pH. Dissertação (Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos), Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2014.
FERREIRA, A. H. Efeito da adição de surfactantes e do ajuste de pH sobre filmes a base de gelatina, triactina, ácidos graxos e ceras de carnaúba e de cana-de-açúcar. Dissertação (Mestre em Alimentos e Nutrição), Faculdade de Engenharia de Alimentos – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2006.
FRIEDRICH, J. C. C. Biofilmes a base de amido, gelatina e extrato de Tetradenia Riparia na conservação de Morango. Dissertação (Mestre em Ciências Ambientais). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo, 2017.
GORTAND, N., DUCHEZ, C.; CUQ, J-L.; GUILBERT, S.. Edible composite films of wheat gluten and lipids: water vapour permeability and other physical properties. Internacional Journal of Food Science and Technology, v.29, .39-50. 1994.
HENRIQUE, C. M. CEREDA, M. P. SARMENTO, S. B. S. Características físicas de filmes biodegradáveis produzidos a partir de amidos modificados de mandioca. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas, v.28, n.1, p.231-2410. 2008
INAMURA, P. Y. Efeito da radiação dama sobre a viscosidade de soluções de gelatina e pectina, utilizadas na indústria de alimentos. Dissertação (Mestre em Ciência), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo, 2008.
JUNIOR, M. D. M. Caracterização de biofilmes obtidos a partir de amido de ervilha (Pisum Sativum) associado à goma xantana e glicerol. Dissertação (Mestrado em Ciências). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2009.
LUVIELMO, M. M. LAMAS, S. V. Revestimento comestível em frutas. Estudos Tecnológicos em Engenharia, v.8, n.1, p.8-15. 2012.
MARIA, C.A.B.; MOREIRA, R.F.A. Cafeína: Revisão sobre Métodos de análises. Química Nova, v.30, n.01, p.99-105. 2007.
POSSER, Y. M. Degradação da cafeína através de processos oxidativos avançados feton e foto feton. Dissertação (Mestre em Engenharia Química), Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande de Sul. Porto Alegre, 2016.
REIS, R. C., DEVILLA, I. A., CORRÊA, P. C., ASCHEU, D. P. R., SÉRVULO, A. C. D. Propriedades mecânicas de filmes biodegradáveis de fécula de inhame e glicerol. In: Anais de IX Seminário de Iniciação Cientifica, VI Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual de Goiás. 2011.
RIBEIRO. W. X. Caracterização de biofilme à base de zeína e ácido oleico adicionado de nanocarbonato. Dissertação (Mestre e Engenharia e Ciência de Alimentos), Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista. São José do Rio Preto. 2014.
SANTOS, P. V. Elaboração, ativação e caracterização de biofilmes à base de fécula de mandioca. Tese (Doutor em Ciência de Alimentos) Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2004.
SANTOS, A. F. Produção de filmes ativos a base de amido e zeólito modificado com prata. Disponível em:http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream∕1∕3571∕1∕CM_COEAL_1_01.pdf. Acesso em: 26 jul 2018
SILVA, A. L. Ferreira; ROZA, C. R; Uso da Irradiação em Alimentos: Revisão Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, Curitiba, v.28, n.1, p.49-56, jan.jun. 2010.
SILVA, G. F. A. CORTEZ-VERGA, W. R. Avaliação da permeabilidade ao vapor de água de filmes nanocompósitos de fécula de mandioca incorporado com óleo essencial de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum). In: ENEPEX 2014 - 8º
ENEPE UFGD e 5º EPEX UEMS (ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA). 2014. Disponível em:<http://eventos.ufgd.edu.br/
enepex/anais/arquivos/150.pdf>. Acesso em: 15 de jul 2018.
SILVA. M. H. Efeitos da radiação gama do cobalto-60 em sementes de café arábica e conillon: avaliação físico-química. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2012
StatSoft, Inc. STATISTICA - data analysis software system, version 10. www.statsoft.com. E.U.A. 2011.
SUEIRO, A. C. et al. Filmes Biodegradáveis de amido de mandioca, pululano e celulose bacteriana. Química Nova. v.39, n.9, p.1059-2064. 2016.
VERSICO, F. GARCIA, M. A. Cassava (Manihol esculenta) starch films reinforced with natural fibrous filler. Industrial Crops and Products, v.58, p.305–314, 2014.
VICENTINI, M. M. Elaboração e caracterização de filmes comestível à base de fécula de mandioca para uso em pós-colheita. Tese (Doutor em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual de São Paulo. Botucatu, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.