ANÁLISE DE MERCADO DE RÓTULOS ALIMENTÍCIOS POR CONSUMIDORES DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359365220196Especialp71Resumo
O rótulo tem por função orientar o consumidor sobre os constituintes dos alimentos. Tendo em vista as informações contidas nos rótulos, o objetivo desse trabalho foi realizar uma pesquisa sobre o hábito que as pessoas têm de ler rótulos, quais informações influenciam na compra e quais as maiores dificuldades encontradas pelos consumidores. Assim, realizou-se uma pesquisa de mercado em Goiânia (GO), com homens e mulheres de idades variadas, os quais responderam um questionário. Entre as pessoas entrevistadas, 39% afirmaram ter o hábito de ler os rótulos. Mais da metade das pessoas que afirmaram ler rótulos, respondeu que as informações contidas são determinantes na hora de efetuar a compra, visto que 40% dos entrevistados levam em consideração a data de validade e 15% o teor de sódio. A maioria dos entrevistados declararam que as informações contidas nos rótulos não são claras e 38% disseram ter dificuldades em ler letras pequenas. O estudo revelou que, apesar da maioria dos entrevistados afirmarem ler rótulos alimentícios, a data de validade e o teor de sódio são as informações mais relevantes.
Referências
ADITIVOS E INGREDIENTES. 2011. O Sal e seus Substitutos. Disponível em: http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/246.pdf. Acesso em: 6/10/2017.
AZEVEDO, G C. I. 2015. Pesquisa de Mercado: entenda o que é uma pesquisa de mercado. Disponível em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/24131C962E2F9B6C0325714700683043/$File/NT00031FF6.pdf. Acesso em: 18/04/2017.
BRASIL, Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2002. Resolução RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002 sobre Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Disponível em: http://www.ibravin.org.br/admin/arquivos/informes/1455824267-1ed.pdf. Acesso em: 15/04/2017.
BRASIL, Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2005. Resolução RDC nº 302, de 13 de outubro de 2005. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/RDC_302_2005_COMP.pdf/7038e853-afae-4729-948b-ef6eb3931b19. Acesso em: 17/05/2017.
BRASIL, Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2017. Queremos rótulos que ajudem o consumidor a comer bem. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/queremos-rotulos-que-ajudem-o-consumidor-a-comer-bem/219201?inheritRedirect=false&redirect=http%3A%2F%2Fportal.anvisa.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1%26_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_advancedSearch%3Dfalse%26_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_keywords%3D%26_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_delta%3D20%26p_r_p_564233524_resetCur%3Dfalse%26_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_cur%3D5%26_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_andOperator%3Dtrue. Acesso em: 06/10/2017.
BRASIL, Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2005. Manual Nutricional Obrigatória: Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4. Acessado em: 15/04/2017.
CANCIAN, N. 2016. Quase metade dos brasileiros não lê rótulos de alimentos. Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/11/1828576-quase-metade-dos-brasileiros-nao-le-rotulos-de-alimentos.shtml. Acesso em: 6/10/2017.
CASSEMIRO, I. A.; COLAUTO, N. B.; LINDE, G. A. Rotulagem nutricional: quem lê e por quê?. Arquivo Ciência Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 10, n. 1, p. 9-16, 2008.
COSTA, F. P.; MACHADO, S. H. O consumo de sal e alimentos ricos em sódio pode influenciar na pressão arterial das crianças?. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 1383-1389, 2010.
EBC, Empresa Brasil de Comunicação. 2015. IBGE: 6,2% da população possui algum tipo de deficiência. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-08/ibge-62-da-populacao-tem-algum-tipo-de-deficiencia. Acesso em: 16/10/2017.
ENES, C. C.; SLATER, B. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Revista Brasileira de epidemiologia, v. 13, p. 163-171, 2010.
FRANCISCHELLI, P. A importância da marca no processo de decisão de compra de calçados esportivos para a população de baixa renda. Tese de Doutorado. Fundação Getúlio Vargas – FGV; 2009
IDCE, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. 2017. Mudança em rótulos de comida abre 'guerra'. Disponível em: https://idec.org.br/idec-na-imprensa/mudanca-em-rotulos-de-comida-abre-guerra. Acesso em: 14/12/2017.
MICROSOFT. 2016. Microsoft Excel. Disponível em: https://products.office.com/pt-br/excel. Acesso em: 06/02/2017.
MONTEIRO, R. A.; COUTINHO, J. G.; RECINE, E. Consulta aos rótulos de alimentos e bebidas por freqüentadores de supermercados em Brasília, Brasil. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 18, p. 172-177, 2005.
NIELSEN. 2016. Estilo de Vida das Gerações: quanto a idade influencia nosso comportamento?. Disponível em: http://www.nielsen.com/br/pt/insights/news/2016/Estilos-de-vida-das-geracoes-globais-quanto-a-idade-influencia-nosso-comportamento.html. Acesso em: 16/10/2017.
PORTAL BRASIL. 2015. Hipertensão atinge mais de 30 milhões de pessoas no país. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2015/04/hipertensao-atinge-mais-de-30-milhoes-de-pessoas-no-pais. Acesso em: 08/10/2017.
SÃO PAULO, FOLHA DE. 2013. Mulheres decidem compras da família. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/03/1241880-mulheres-decidem-compras-da-familia-diz-pesquisa.shtml. Acesso em: 16/10/2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.