DIAGNÓSTICO TECNOLÓGICO DE PRODUÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE TAUÁ – CE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201962p10Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever o manejo e as tecnologias de produção adotadas pela Embrapa no município de Tauá – CE, que receberá a unidade piloto de desenvolvimento da ovinocultura de corte do programa Rota do Cordeiro (Ministério da Integração). Para isto, realizou-se a aplicação de questionários estruturados em 336 propriedades rurais, abordando problemas de forma quantitativa. Estatísticas descritivas foram usadas na análise dos dados, com o uso do pacote estatístico SPSS, em especial o cálculo de médias e frequências. Foi possível identificar que a maioria dos entrevistados possui uma boa estrutura nas instalações, incluindo área de manejo, cochos, saleiros, bebedores e balanças. Entre a ferramenta disponível para anotações zootécnicas muitos responderam que utiliza cadernos, ficha específica e computador. Concluímos que o produtor do município de Tauá – CE possui um manejo adequado, contudo, se reconhece que a competitividade de um produtor rural é determinada por vantagens comparativas relacionando a fatores dentro da propriedade nas quais se destacam: a gestão, manejo, tecnologias adotados no manejo e mão de obra.
Referências
BELCHIOR, E. B.; SOUZA, J. D. F.; ALMEIDA, H. C. G.; MORAIS, O. R.; SHIOTSUKI, L. A Importância do perfil socioeconômico de criadores de ovinos de corte na elaboração de políticas públicas. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 52, 2014, Goiânia. Anais...Goiânia: SOBER, p.1-17., 2014.
CARDOSO, M.V.; PINO, F.A.; FEDERSONI, I.S.P.; LUCCHESE FILHO, A.; FELICIO, A.L. Caracterização da Caprinocultura e Ovinocultura o estado de São Paulo. Arquivos Instituto Biologia, São Paulo, v.82, p. 1-15, 2015
EMBRAPA. Criação de caprinos e ovinos. Embrapa Informação Tecnológica, Brasília, DF. 2007.
HOMMA, A. K. O; NOVO, A. L. M; UDRY, M. C. F. V; NOGUEIRA, J. D; MORAIS, O.; CAMARGO, A. C; HOLANDA JUNIOR, E. V; OLIVEIRA, F. N. S. Tecnologias da Embrapa no contexto da redução das desigualdades e geração de renda. In: DIAS, T. A. B; UDRY, M. C. F. V; HEBERLÊ, A. L. O; NOGUEIRA, J. D. (Eds). Redução das desigualdades: Contribuições da Embrapa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 1ª ed.Brasília/DF: Embrapa, 2018.
IBGE. Produção pecuária municipal 2014. Rio de Janeiro, v. 42, p. 1-39, 2014.
PORTO, L.L.M .A.; SALUM, W.B.; ALVES, C. Caracterização da Ovinocaprinocultura de corte na região do centro norte baiano. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v.9, n.1, p.281-296, 2013.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 3ª ed., São Paulo: Atlas, 2007.
SANTOS-CRUZ, C. L.; ALMEIDA, H. C. G. Agroindústria e processamento da carne ovina. In: A. B. SELAIVE-VILARROEL; J. C. S. OSÓRIO. (Orgs.). Produção de ovinos no Brasil. 1ª ed., São Paulo: Roca, v. 1, p. 501-524, 2014.
RIBEIRO, E.L.A.; SILVA, L.D.F.; ROCHA, M.A.; MIZUBUTI, Y.Y. Desempenho de cordeiros inteiros ou submetidos a diferentes métodos de castração abatidos aos 30 kg de peso vivo. Revista Brasileira de Zootecnia, v.32, n. 3, p. 745-752
SEGANFREDO, M. A. Gestão ambiental na Suinocultura. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2007. 302p.
SILVEIRA, C.S.; DAMBORIARENA, P.A.; MORAIS, R.M.; TROST, M.E.; POZZOBON, R.; ANJOS, B.L. Lesões podais em ovinos da Mesorregião Sudoeste do Rio Grande do Sul. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n.10, p.971-978, 2016.
TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 10ª ed., Rio de janeiro: LTC, 2011.
BATISTA, N. L.; SOUZA, B. B. Caprinovinocultura no semiárido brasileiro - fatores limitantes e ações de mitigação. ACSA – Agropecuária Científica no Semiárido, v.11, n 2, p 01-09, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.