O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA APOIADO PELOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA)

Autores

  • Daniel Bueno da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p124

Resumo

Este artigo apresenta a construção e a discussão dos campos didáticos que compuseram um Recurso Educacional Aberto (REA) que foi, posteriormente, aplicado no curso de Licenciatura em História, da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína. A seleção do tema “História Antiga Africana” considerou a constatação da invisibilidade e das visões reducionistas que, por vezes, se têm sobre esse continente. Como recurso tecnológico para construção do REA, foi escolhido o Prezi uma vez que este apresenta as possibilidades de efetivar os princípios de colaboração, compartilhamento, remixagem, adaptação que orientam o desenvolvimento desta pesquisa. Os resultados apontaram para a necessidade de fomentar a produção de recursos, especialmente abertos, sobre a História da África. Além disso, ao desenvolver esta pesquisa, foi possível evidenciar as potencialidades dos REA para o ensino de História, contribuindo com a formação inicial e continuada dos professores.

Palavras-chave: REA, Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), História Antiga Africana.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Silva, D. B. da, & Nakashima, R. H. R. (2018). O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA APOIADO PELOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(4), 124–133. https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p124

Edição

Seção

Artigos