GÊNEROS MULTIMODAIS EM SALA DE AULA:
O TRABALHO COM QUADRINHOS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201962p67Resumo
Ancorado principalmente nos estudos sobre gêneros (MARCUSCHI, 2010; 2011) e multimodalidade (DIONISO, 2011), este artigo tem como objetivo central discutir gêneros multimodais em sala de aula de língua portuguesa do ensino médio, numa escola pública da rede estadual de ensino de Pernambuco, em 2009. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em turmas de 3º ano do ensino médio, cujo foco foi investigar em que medida os estudantes conseguiam identificar gêneros multimodais (história em quadrinhos, caricatura, cartum, charge e tira humorística), bem como os propósitos comunicativos a eles associados. Os achados revelaram o pouco conhecimento dos gêneros multimodais supramencionados, por parte dos estudantes do ensino médio, o que não deveria acontecer, visto que estão na etapa final da educação básica.
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