DA IMAGEM À PALAVRA:

PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Valfrido da Silva Nunes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p93

Resumo

Este artigo versa sobre o tema da retextualização, passando do texto imagético ao texto verbal, em situação de sala de aula. A pesquisa norteou-se a partir da preocupação em querer entender de que modo o uso da imagem na sala de aula pode contribuir para a prática da produção escrita. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo central discutir a relação imagem-texto, partindo do gênero cartum para a simulação de uma notícia jornalística. A metodologia é descritivo-interpretativa, tendo em vista tratar-se de uma comparação entre a imagem e o texto produzido pelo estudante. O trabalho fundamenta-se nos estudos sobre gênero, multimodalidade e retextualização (MARCUSCHI, 2010a; 2010b; DIONISIO, 2011, dentre outros). Os resultados confirmam que atividades dessa natureza contribuem para o exercício da escrita, ampliando as habilidades dos estudantes.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Nunes, V. da S. (2017). DA IMAGEM À PALAVRA:: PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 4(4), 93–101. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p93

Edição

Seção

Artigos