DA IMAGEM À PALAVRA:
PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n4p93Resumo
Este artigo versa sobre o tema da retextualização, passando do texto imagético ao texto verbal, em situação de sala de aula. A pesquisa norteou-se a partir da preocupação em querer entender de que modo o uso da imagem na sala de aula pode contribuir para a prática da produção escrita. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo central discutir a relação imagem-texto, partindo do gênero cartum para a simulação de uma notícia jornalística. A metodologia é descritivo-interpretativa, tendo em vista tratar-se de uma comparação entre a imagem e o texto produzido pelo estudante. O trabalho fundamenta-se nos estudos sobre gênero, multimodalidade e retextualização (MARCUSCHI, 2010a; 2010b; DIONISIO, 2011, dentre outros). Os resultados confirmam que atividades dessa natureza contribuem para o exercício da escrita, ampliando as habilidades dos estudantes.
Referências
COSTA, S. R. Dicionário de Gêneros Textuais. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 137-152.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010a. p. 19-38.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2010b. p. 15-43.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 17-31.
MATENCIO, M. L. M. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. Anais do III Congresso Internacional da ABRALIN, março de 2003.
MELO, J. M. Jornalismo opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3ª ed. Campos do Jordão/SP: Mantiqueira, 2003.
NUNES, V. S. Processos de retextualização: aparato teórico-metodológico. Letras Escreve, Macapá, 2017. No prelo.
SILVEIRA, M. I. M. Análise de gênero textual: concepção sociorretórica. Maceió: EDUFAL, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.