AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DE ANEMIA FERROPRIVA COM FERRO ORAL EM ADULTOS: COMPARAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO DIÁRIA E EM DIAS ALTERNADOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao1Palavras-chave:
Hepcidina, Adesão terapêutica, Efeitos gastrointestinais, Atenção primáriaResumo
A anemia ferropriva é a forma mais prevalente de anemia no mundo, frequentemente associada à baixa ingestão dietética, a perdas sanguíneas crônicas ou à má absorção de ferro. O tratamento padrão baseia-se na suplementação com ferro oral, tradicionalmente administrado em doses diárias. No entanto, estudos recentes sugerem que a administração em dias alternados pode otimizar a absorção intestinal e reduzir efeitos adversos gastrointestinais, melhorando a adesão terapêutica. Este estudo teve como objetivo comparar a eficácia do tratamento da anemia ferropriva em adultos utilizando ferro oral em regime diário versus em dias alternados. Foi realizada uma revisão sistemática com metanálise, seguindo as diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), a partir de buscas realizadas em múltiplas bases de dados com os descritores “Iron-Deficiency Anemia” AND “Oral Iron” AND “Hemoglobin” e seus sinônimos, considerando publicações da última década. A amostra final, após a aplicação dos critérios de elegibilidade, incluiu cinco ensaios clínicos randomizados com um total de 520 participantes. Os resultados da metanálise demonstraram que não houve diferença estatisticamente significativa entre os regimes no aumento dos níveis de hemoglobina. Entretanto, observou-se menor incidência de efeitos adversos gastrointestinais no regime em dias alternados, sugerindo potencial vantagem clínica em termos de tolerabilidade e adesão. Este estudo contribui para reforçar o papel do ferro oral em dias alternados como alternativa terapêutica eficaz e segura, especialmente relevante em cenários de atenção primária e saúde pública.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yan Diniz, Adson Justino da Silva, Milena Nunes Alves de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
