“EU ME SEPAREI, MAS A PERSEGUIÇÃO CONTINUA”

NARRATIVAS DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_abr_19741%20

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as narrativas de mulheres que sofreram violência doméstica por parceiros íntimos e foram em busca de proteção em uma delegacia especializada. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no qual foram entrevistadas 12 mulheres que sofreram violência doméstica por parceiros íntimos e formalizaram a denúncia na Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, cidade localizada no interior do estado do Ceará, Brasil. O foco analítico está nas narrativas, priorizando duas questões centrais: repercussões da violência doméstica para a mulher e as estratégias de enfrentamento a violência doméstica. O estudo demonstrou os impactos negativos da violência para a saúde física, mental e social das mulheres vitimadas, apontando que, mesmo sob medida protetiva da justiça, as violências verbal e psicológica persistiam, repercutindo no medo de recorrência da violência física, inclusive a letal.

Biografia do Autor

Francisca Alanny Rocha Aguiar, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007), mestrado Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (2019). Atualmente é docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta-Uninta. Coordenadora do grupo de pesquisa violência e promoção da saúde.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: enfermagem, atenção primária à saúde, adolescente, violência contra a mulher e educação em enfermagem.

Francisco Elionardo de Melo Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece, Fortaleza, Brasil) e da Faculdade 05 de Julho (F5, Sobral, Brasil). É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece, Fortaleza, Brasil), com Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (Unb, Brasília, Brasil), além de pesquisador do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (Covio, Uece). Atuou de março de 2013 a março de 2024 como Policial Penal do Ceará e desenvolve pesquisas sobre prisão e sistema prisional cearense, ressocialização e trabalho prisional, coletivos prisionais, polícia penal, narrativas, performances, travestilidades, violência, gênero e sexualidade.

João Víctor Lira Dourado, Faculdade 05 de Julho

Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Saúde Digital pela Universidade Federal de Goiás. Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário INTA. É docente do curso de bacharelado Enfermagem da Faculdade 05 de Julho, orientador de Iniciação à Docência, Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão e coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Saúde na Escola. É membro do Grupo Promoção da Saúde do Adolescente da Universidade Federal do Ceará e assistente técnico do Grupo de Violência e Promoção da Saúde ambos cadastrado no CNPq. É tutor do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde e Educação. Desenvolve pesquisas nas áreas da Enfermagem, Saúde Pública e Saúde Coletiva, especialmente no tocante a Promoção da Saúde, Prevenção de Agravos, Educação em Saúde, Atenção Primária, Saúde de Adolescentes e Jovens, Tecnologias em Saúde e Avaliação em Saúde.

Edson Batista dos Santos Júnior , Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Especialização em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestrado em Saúde e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Clínicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados intensivos e intermediários a saúde do recém-nascido, cuidado em saúde no contexto hospitalar, atenção a neonatologia, doenças crônicas não transmissíveis e atenção primária a saúde. Enfermeiro assistencial do Hospital Regional Norte (HRN) de 2013 a 2022, setor de cuidados intermediários e intensivos neonatais. Professor do curso de enfermagem do Centro Universitário INTA (UNINTA) de 2014 a 2023, lecionando nas disciplinas de Enfermagem em UTI, Fisiologia Humana e Anatomia Humana. Atualmente é professor adjunto com dedicação exclusiva do curso de enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coordenando a disciplina de Enfermagem no Cuidado Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Docente do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Pará, em associação com a Universidade Federal do Amazonas (PPGENF / UEPA-UFAM). Foi membro da Comissão Interna de Pesquisa do Hospital Regional Norte, Sobral, Ceará, de 2013 a 2022. Conselheiro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (CEP/UFAM), para o triênio 2023-2026.

Antonio Rodrigues Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Coordenador do PPG de Saúde Coletiva da UECE.

Daniel de Aguiar Rodrigues, Centro Universitário Inta- UNINTA

Enfermeiro, Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva - UECE.

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Aguiar, F. A. R., Nascimento, F. E. de M., Dourado, J. V. L., Santos Júnior , E. B. dos, Ferreira Júnior, A. R., & Rodrigues, D. de A. (2025). “EU ME SEPAREI, MAS A PERSEGUIÇÃO CONTINUA”: NARRATIVAS DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CEARÁ . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(3), 1–21. https://doi.org/10.20873/2025_abr_19741

Edição

Seção

Artigos