GOVERNANÇA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: LACUNAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE LIDERANÇA À LUZ DO TCU.
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20659Resumo
Este artigo propõe analisar as contribuições da liderança na Governança Pública, em instituições de ensino superior públicas, sob a ótica do Tribunal de Contas da União (TCU), e a identificação de possíveis lacunas na produção científica relacionada ao tema. A metodologia adotada consiste em uma abordagem que integra a revisão sistemática de literatura, com análise bibliométrica, utilizando bases de dados da Capes, Scielo e BDTD, mediante a aplicação do método Procknow-C. No período de 2019 a 2023, foram selecionados 61 artigos nas bases de dados da CAPES e Scielo, e 11 dissertações/teses na BDTD (2020-2023). Com base nos dados, observou-se uma lacuna substancial na literatura acadêmica sobre liderança, como componente da governança pública nas Universidades Públicas. A constatação, se apoia no quantitativo de artigos aceitos, a partir do método utilizado, ter atingido um percentual um pouco acima de 20%, indicando a necessidade de um maior investimento em pesquisas nesta temática.
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Copyright (c) 2025 Alexandre Andrade, Sonia Moreira, Suzana Gilioli

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