ALTERIDADE E O ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE ESPECTO AUTISTA EM UNIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_18948Resumo
Este artigo se apresenta como um recorte de pesquisa de mestrado que analisa a percepção e a prática da alteridade no atendimento a estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) em unidades escolares municipais. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa, com características descritivas e exploratória, utilizando questionário aplicado a 09 professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado do estudante com TEA. Os resultados a inclusão de 1.207 alunos com TEA nas escolas municipais de Castanhal entre os anos de 2021 a 2023. Com 53,69% das matrículas na área urbana, estendendo-se da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Os professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado destacam o comprometimento com a alteridade, vinculados aos aspectos interpessoal e de estratégias pedagógicas adaptativas. Elementos como criatividade, carinho e estímulos psicológicos, demonstram sensibilidade às necessidades individuais e educação de alunos com TEA. Conclui-se, que há progressos significativos na inclusão, mas destaca-se a necessidade contínua de aprimorar práticas pedagógicas para garantir uma educação efetiva, não apenas registrando a presença, mas promovendo o pleno desenvolvimento desses alunos em unidades escolares do município.
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