ASSOCIAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESTRESSE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO PANDÊMICO: 24H-MESYN STUDY
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_2Resumo
Tema Geral: Ciências Biológicas e da Saúde Objetivo: Testar a associação entre atividade física e estresse subjetivo em universitários durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal que avaliou 195 estudantes universitários (68,7% do sexo feminino; 44,6% com idade entre 21 e 25 anos; 65,8% do curso de ciências da saúde; 24,5% matriculados no 1º ao 3ºsemestre) de 17 a 52 anos. Os dados foram coletados em 2021 na cidade de Imperatriz, MA. Coletamos dados online usando a Perceived Stress Scale (14 itens) e o International Physical Activity Questionnaire (versão curta, 8 itens). Avaliamos escores de dimensões de estresse positivo e negativo como desfechos (representando autoeficácia percebida e desamparo, respectivamente), enquanto caminhada e atividade física moderada a vigorosa foram as variáveis independentes/exposições (em minutos/dia). Os potenciais confusões foram sexo biológico; idade; etnia; escolaridade materna; curso de graduação (em ciências da saúde ou outra), turno (matutino, vespertino, noturno ou integral), horário (≤ 3º ou > 3º semestre), número de turmas matriculadas e horas de estudo por dia. Avaliamos as associações usando modelos de regressão linear multinível. Resultados: Ao ajustar os modelos para sexo biológico, idade, etnia e tempo de graduação, observamos que níveis mais altos de caminhada (β = 0,02 [IC 95% 0,001 a 0,03]) foram associados a pontuações mais altas na dimensão positiva do estresse percebido. Conclusão: A caminhada associou-se a dimensão positiva do estresse percebido em universitários em período pandêmico.
Palavras-chave: Caminhada; Estresse; Estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Evanilson Alves dos Santos, Alaiana Marinho Franco, Marcus Vinicius Nascimento Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.