ASSOCIAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESTRESSE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO PANDÊMICO: 24H-MESYN STUDY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_v3_2

Resumo

Tema Geral: Ciências Biológicas e da Saúde Objetivo: Testar a associação entre atividade física e estresse subjetivo em universitários durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal que avaliou 195 estudantes universitários (68,7% do sexo feminino; 44,6% com idade entre 21 e 25 anos; 65,8% do curso de ciências da saúde; 24,5% matriculados no 1º ao 3ºsemestre) de 17 a 52 anos. Os dados foram coletados em 2021 na cidade de Imperatriz, MA. Coletamos dados online usando a Perceived Stress Scale (14 itens) e o International Physical Activity Questionnaire (versão curta, 8 itens). Avaliamos escores de dimensões de estresse positivo e negativo como desfechos (representando autoeficácia percebida e desamparo, respectivamente), enquanto caminhada e atividade física moderada a vigorosa foram as variáveis independentes/exposições (em minutos/dia). Os potenciais confusões foram sexo biológico; idade; etnia; escolaridade materna; curso de graduação (em ciências da saúde ou outra), turno (matutino, vespertino, noturno ou integral), horário (≤ 3º ou > 3º semestre), número de turmas matriculadas e horas de estudo por dia. Avaliamos as associações usando modelos de regressão linear multinível. Resultados: Ao ajustar os modelos para sexo biológico, idade, etnia e tempo de graduação, observamos que níveis mais altos de caminhada (β = 0,02 [IC 95% 0,001 a 0,03]) foram associados a pontuações mais altas na dimensão positiva do estresse percebido. Conclusão: A caminhada associou-se a dimensão positiva do estresse percebido em universitários em período pandêmico.

Palavras-chave: Caminhada; Estresse; Estudantes.

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Alves dos Santos, E., Marinho Franco, A., & Nascimento Ferreira, M. V. (2024). ASSOCIAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESTRESSE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO PANDÊMICO: 24H-MESYN STUDY. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(3). https://doi.org/10.20873/2024_v3_2