SONO, CONTEXTO ACADÊMICO E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESTRESSE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO PANDÊMICO: 24H-MESYN STUDY
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_24Resumo
Tema Geral: Ciências Biológicas e da Saúde Objetivo: Examinar se há associação entre sono, contexto acadêmico e estresse percebido em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata se de um estudo transversal que avaliou 195 universitários (68,7% do sexo feminino; 44,6% com idade entre 21 a 25 anos; 65,8% matriculados em ciências da saúde; 24,5% matriculados do 1º ao 3º semestre). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2021. Coletamos medidas online usando a Perceived Stress Scale (14 itens) e o Pittsburgh Sleep Quality Index (19 itens). Avaliamos as pontuações das dimensões de estresse positivo e negativo como resultados (representando a percepção de auto eficácia e desamparo). Turnos, horário, número de aulas matriculadas e horas de estudo por dia; e, o tempo habitual de sono (horas por noite) e rotina (acordar e dormir) como exposições. Examinamos as associações usando regressão linear multinível. Resultados: No nosso estudo, não observamos relação do contexto acadêmico, e duração e rotina de sono com o domínio positivo do estresse percebido. Por outro lado, observamos que o número de turmas matriculadas (β = 0,73 [95% CI 0,20 a 1,26]) e hora de dormir (β = -0,11 [95% CI -0,17 a -0,04]) foram associados à dimensão negativa do estresse percebido. Conclusão: O número de aulas matriculadas e a hora de dormir associaram-se ao desamparo percebido, resultando em aumento do estresse percebido em estudantes universitários de regiões de baixa renda durante a pandemia de COVID-19.
Palavras-chave: Sono; estresse; estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jacyara Christina Carvalho Azevedo, Alaiana Marinho Franco, Marcus Vinicius Nascimento Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.