SONO, CONTEXTO ACADÊMICO E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESTRESSE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO PANDÊMICO: 24H-MESYN STUDY
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_24Resumo
Tema Geral: Ciências Biológicas e da Saúde Objetivo: Examinar se há associação entre sono, contexto acadêmico e estresse percebido em estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata se de um estudo transversal que avaliou 195 universitários (68,7% do sexo feminino; 44,6% com idade entre 21 a 25 anos; 65,8% matriculados em ciências da saúde; 24,5% matriculados do 1º ao 3º semestre). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2021. Coletamos medidas online usando a Perceived Stress Scale (14 itens) e o Pittsburgh Sleep Quality Index (19 itens). Avaliamos as pontuações das dimensões de estresse positivo e negativo como resultados (representando a percepção de auto eficácia e desamparo). Turnos, horário, número de aulas matriculadas e horas de estudo por dia; e, o tempo habitual de sono (horas por noite) e rotina (acordar e dormir) como exposições. Examinamos as associações usando regressão linear multinível. Resultados: No nosso estudo, não observamos relação do contexto acadêmico, e duração e rotina de sono com o domínio positivo do estresse percebido. Por outro lado, observamos que o número de turmas matriculadas (β = 0,73 [95% CI 0,20 a 1,26]) e hora de dormir (β = -0,11 [95% CI -0,17 a -0,04]) foram associados à dimensão negativa do estresse percebido. Conclusão: O número de aulas matriculadas e a hora de dormir associaram-se ao desamparo percebido, resultando em aumento do estresse percebido em estudantes universitários de regiões de baixa renda durante a pandemia de COVID-19.
Palavras-chave: Sono; estresse; estudantes.
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