AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA DOS EFLUENTES GERADOS PELA INDÚSTRIA DE TINTAS E DE ABATES DE BOVINOS COMBINADOS VISANDO REUSO AGRÍCOL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_4Resumo
As indústrias de tintas e de abate de bonvinos tem chamado atenção para as práticas de reúso em virtude da quantidade de águas residuárias geradas. Além disso, o efluente da indústria de abate de bovinos apresenta elevada carga de nutrientes, assim como, o efluente da indústria de tintas apresenta índice elevado de carbonato, uma espécie química importante para a fertilidade e adequação do pH do solo. Dessa forma, a utilização combinada desses efluentes pode ser uma alternativa viável de produzir uma água com características físico-química e microbiológicas úteis para o setor agrícola. No entanto, além da avaliação nutricional do solo após a fertirrigação, uma informação imprescindível para determinar a viabilidade desta proposta é a quantificação da sua toxicidade aos ecossistemas, o que justifica a necessidade dos ensaios ecotoxicológicos para a obtenção de dados concretos quanto a segurança ambiental para o uso combinado destes efluentes na agricultura. Desta forma, neste trabalho foi utilizado o organismo Girardia tigrina, como um bioindicador de contaminação para ecossistemas de água doce. Como resultado observou-se que um efluente combinado com 50% de efluente de abate de bovinos e 50% de efluente de indústria de tintas, apresentou uma CL50 na concentração de 80% após 24h de exposição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lorena Rodrigues Costa, Thayrine Dias Carlos, Warlyton Silva Martins, Renato Almeida Sarmento, Grasiele Soares Cavallini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.