EVALUACIÓN ECOTOXICOLÓGICA DE EFLUENTES GENERADOS POR LA INDUSTRIA DE PINTURAS Y PROCESAMIENTO DE CARNES COMBINADOS PARA REÚSO AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_4Resumen
Las industrias de pinturas y procesamiento de carne han llamado la atención sobre las prácticas de reutilización debido a la cantidad de águas residuales generadas. Además, el efluente de la industria procesadora de carne tiene una alta carga de nutrientes, al igual que el efluente de la industria de pinturas tiene un alto nivel de carbonato, una especie química importante para la fertilidad del suelo y el ajuste del pH. Por lo tanto, el uso combinado de estos efluentes puede ser una alternativa viable para producir água con características físico-químicas y microbiológicas útiles para el sector agrícola. Sin embargo, además de la evaluación nutricional del suelo tras la fertirrigación, una información esencial para determinar la viabilidad de esta propuesta es la cuantificación de su toxicidad para los ecosistemas, lo que justifica la necesidad de realizar ensayos ecotoxicológicos para obtener datos concretos sobre la seguridad ambiental para el uso combinado. de estos efluentes en la agricultura. Por lo tanto, en este trabajo se utilizó el organismo Girardia tigrina como bioindicador de contaminación para ecosistemas de água dulce. Como resultado, se observó que un efluente combinado con 50% efluente de procesamiento de carne y 50% efluente de industria de pinturas, presentó una CL50 a una concentración del 80% después de 24 horas de exposición
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Lorena Rodrigues Costa, Thayrine Dias Carlos, Warlyton Silva Martins, Renato Almeida Sarmento, Grasiele Soares Cavallini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.