GOBERNANZA PÚBLICA PARA EL DESARROLLO REGIONAL A TRAVÉS DEL FORTALECIMIENTO DEL ECOSISTEMA LOCAL DE INNOVACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.20873/DossieGov.Sust_2Resumen
Las discusiones sobre la importancia e implementación de Ecosistemas de Innovación están ganando terreno en las agendas académicas debido a su alcance y posibilidades de sostenibilidad. En este contexto, el objetivo de este estudio fue diagnosticar las acciones innovadoras, capacidades tecnológicas y visión del ecosistema de innovación local en el Departamento de Ciencia, Tecnología e Innovación (SEFAZCTI). El análisis de los datos reveló diferentes manifestaciones de innovación en entidades institucionales. Aunque no hay innovaciones radicales, algunas muestran innovaciones incrementales en productos y procesos. El ambiente propicio para la innovación en las instituciones de educación superior se está fortaleciendo, como lo demuestra la interacción con Instituciones de Ciencia y Tecnología (ICTs). Se identificaron actividades innovadoras en los grupos empresariales, aunque aún no forman un conjunto efectivo en el proceso de innovación. Los datos pueden orientar políticas para fomentar la I+D en productos/procesos innovadores, señalando desafíos como financiamiento y costos de consultoría técnica externa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Leonardo Pinheiro da Silva, Kleber Abreu Sousa, Beatriz Batista Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.