SABERES E PRÁTICAS VALORIZADAS PELO PIBID NO ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
KNOWLEDGE AND PRACTICES VALUED BY PIBID IN REMOTE TEACHING OF PHYSICAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_1Resumo
Esta narrativa autobiográfica tem como objetivo apresentar o subprojeto do Pibid Educação Física, os saberes valorizados pelos bolsistas na relação com o ensino remoto desta disciplina, bem como compartilhar algumas estratégias pedagógicas adotadas por eles para a produção de conhecimentos. Os dados foram produzidos durante a vigência do Edital Capes nº 2/2020, no período de novembro de 2020 a abril de 2022, a partir dos materiais e registros provenientes da ação dos bolsistas (relatórios, imagens, diários de campo). Como resultados destacam-se os saberes e práticas relacionados à dimensão didático-pedagógica, como a pesquisa, o planejamento, a sistematização e a intervenção; àqueles relacionados à experiência, como a diversificação de linguagens e instrumentos para tornar o ensino e a aprendizagem atrativos e acessíveis aos estudantes; e o trabalho coletivo empreendido entre o(a) coordenador(a) de área, o supervisor e os bolsistas como condição para a materialização das propostas. Conclui-se que, apesar dos desafios inerentes ao contexto vivido, os bolsistas reconheceram a relevância do Pibid e os aprendizados oriundos dos processos formativos e de iniciação à docência, de modo a extrapolar a relação teoria e prática, ressignificando o conceito de prática, em benefício da relação experiência e sentido.
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Copyright (c) 2023 Bethânia Alves Costa Zandomínegue
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