GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA
EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_11Resumo
O objetivo desse estudo foi debater sobre o uso de geotecnologias como recurso didático para aulas de Geografia na educação básica. É resultado de experiências vivenciadas através do Programa de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) durante da pandemia de Covid -19. A metodologia utilizada foi revisão de literatura e uso de informações contidas no relatório de realização da ação denominada “semana do meio ambiente”, realizada por licenciandos do PIBID. Ocorreu de forma remota, utilizando equipamentos tecnológicos para sua transmissão e efetivação, fazendo uso de geotecnologias que direcionavam o conteúdo curricular para o cotidiano do aluno. Como resultado, destacamos a relevância do uso de geotecnologias e conteúdo que trazem a realidade dos alunos para de ensino de geografia. Evidenciamos a riqueza de experiência docente proporcionada aos estudantes de licenciatura, em sua inserção na escola pública, pois tornam-se protagonista dos desafios e superação dos problemas identificados no ensino e aprendizagem. Destacamos também a necessidade avanços na implementação das tecnologias na educação, e que o processo em curso, ainda que tenha sido impulsionado pela pandemia, não pode retroceder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberto Antero da Silva, Marcela Pereira Lima , Naiane da Silva Ferreira, Jessica Vitoria Silva Alves de Souza, Lucas Sousa Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.