GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA

EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/pibid2023_11

Resumo

O objetivo desse estudo foi debater sobre o uso de geotecnologias como recurso didático para aulas de Geografia na educação básica. É resultado de experiências vivenciadas através do Programa de Bolsas de Iniciação a docência (PIBID) durante da pandemia de Covid -19. A metodologia utilizada foi revisão de literatura e uso de informações contidas no relatório de realização da ação denominada “semana do meio ambiente”, realizada por licenciandos do PIBID. Ocorreu de forma remota, utilizando equipamentos tecnológicos para sua transmissão e efetivação, fazendo uso de geotecnologias que direcionavam o conteúdo curricular para o cotidiano do aluno. Como resultado, destacamos a relevância do uso de geotecnologias e conteúdo que trazem a realidade dos alunos para de ensino de geografia. Evidenciamos a riqueza de experiência docente proporcionada aos estudantes de licenciatura, em sua inserção na escola pública, pois tornam-se protagonista dos desafios e superação dos problemas identificados no ensino e aprendizagem. Destacamos também a necessidade avanços na implementação das tecnologias na educação, e que o processo em curso, ainda que tenha sido impulsionado pela pandemia, não pode retroceder.

Biografia do Autor

Roberto Antero, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Campus de Araguaína, curso de Geografia. Possui graduação em Geografia pela Universidade do Tocantins, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desenvolve estudos e/ou pesquisas com os seguintes temas: Cidade e urbanização, Planejamento urbano, Desigualdades socioespaciais, Cidades médias, Região, Ensino de Geografia

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Antero, R., Pereira Lima , M., da Silva Ferreira, N., Vitoria Silva Alves de Souza, J., & Sousa Barbosa, L. (2023). GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA : EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(Especial 2). https://doi.org/10.20873/pibid2023_11