CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_4Resumo
O trabalho buscou investigar as contribuições das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na formação dos licenciandos em Química. A pesquisa foi realizada com 6 bolsistas discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Os dados foram coletados por meio da análise dos relatórios dos bolsistas. Ao analisar os seus relatos, foi possível identificar que a vivência dos alunos no campo de suas futuras atuações profissionais proporciona-lhes uma proximidade entre a teoria e a prática, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e a apropriação de metodologias de ensino que dialogam com as tendências pedagógicas atuais. De modo geral, os resultados sinalizam que a vivência dos licenciandos no PIBID tem promovido a consolidação de uma iniciação à docência prática e, sobretudo, reflexiva permitindo compreender alguns processos inerentes à formação docente.
Palavras-chave: PIBID-QUÍMICA, Formação docente, Universidade-Escola.
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