TEAM-BASED LEARNING MODIFICADO: DESEMPENHO E PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
Resumo
O objetivo do estudo foi descrever a aplicação de uma versão modificada do Team-Based Learning (TBL). Estudo de delineamento transversal, com abordagem quali-quantitativa A disciplina de Bioquímica Clínica prática foi estruturada utilizando o TBL modificado em quatro fases: preparação fora de sala de aula, desenvolvimento da ideia, aplicação de conceitos e conferência de aprendizagem. Os efeitos desta estratégia, chamada Casos Clínicos por meio da Aprendizagem em Equipe (CC-TBL), no desempenho dos estudantes foi avaliado pela aplicação de testes a respeito do caso clínico estudado. As pontuações obtidas nos testes individuais e em grupo foram comparadas (teste-t). Ao final da disciplina, a percepção dos estudantes foi avaliada por questionário autoaplicado, contendo perguntas fechadas (escala Likert de 5-pontos) e abertas. As pontuações obtidas pelos alunos nos testes em grupo foram maiores que as obtidas nos individuais (p<0,05). A satisfação média dos alunos a respeito da experiência com o método foi de 4,49/5,0 pontos. A aplicação do CC-TBL indicou percepções positivas dos estudantes a respeito da metodologia. Modificações realizadas no TBL clássico possibilitaram a inclusão do trabalho em equipe fora a sala de aula com casos clínicos, auxiliando os estudantes a melhorar o processo de aprendizagem e as habilidades de trabalho em equipes.
Copyright (c) 2022 Flavio Marques Lopes, Lunara Silva, Joana D’Arc Ximenes Alcanfor, Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, Marcos Rassi Fernandes, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Valdes Roberto Bollela

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