ATENTOS/AS E FORTES NA QUARENTENA: tecendo resistências em defesa dos direitos, das políticas sociais e das liberdades democráticas a partir da extensão universitária

Autores

  • Vanda Micheli Burginski Universidade Federal do Tocantins
  • Rosemeire Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p128

Resumo

O trabalho ora apresentado se propõe sistematizar a experiência do projeto de extensão na modalidade de eventos sob o título “Atentos/as e fortes na quarentena: tecendo resistências em defesa dos direitos humanos, das políticas sociais e das liberdades democráticas, desenvolvido pelos Grupos de Estudos e Pesquisas GEPPSFAM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Proteção Social e Famílias e o GEPSI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais, Intersetorialidade e Interdisciplinaridade, ambos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e vinculados ao curso de Serviço Social e ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social. O projeto teve por objetivo central propiciar um espaço de debates e reflexões sobre temas relacionados ao Serviço Social, a política social e temas transversais relacionados ao impacto da pandemia da Covid-19 nas condições de vida da população, abordando as dimensões de classe, gênero, étnico-racial e geracional.

Biografia do Autor

Rosemeire Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2016). Professora de nível superior da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Proteção Social e Famílias - GEPPSFAM; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social - NEPSAS da PUC-SP e compõe a Rede de Pesquisa Família e Política Social - REFAPS, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 

Referências

BRASIL, Constituição Federal de 1988.

BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró- Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, 2012.

BURGINSKI, V. M; CARIAGA, M. H. Extensão universitária e movimentos sociais: resistência em defesa do Projeto Ético-político do Serviço Social. In: Revista Praia Vermelha, Rio de Janeiro, v.29, n. 2, p. 779-807, 2019.

DURIGUETTO, M. L. Movimentos sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (orgs). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.

FARAGE, E. Experiências profissionais do Serviço Social nos movi¬mentos sociais urbanos. In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (orgs). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.

MARRO, K. I. O que a universidade pode aprender quando coloca seus pés em um acampamento sem-terra? In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (orgs). Movimentos Sociais e Serviço Social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.

____. Serviço Social e Movimentos Sociais: reflexões sobre expe¬riências de extensão universitária. Revista Temporalis. Brasília (DF), ano 11, n. 22, p.317-340, jul./dez. 2011.

UFT, Pró-Reitoria de Extensão cultura e Assuntos Comunitários – PROEX. https://ww2.uft.edu.br/index.php/proex

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

Burginski, V. M., & Santos, R. (2020). ATENTOS/AS E FORTES NA QUARENTENA: tecendo resistências em defesa dos direitos, das políticas sociais e das liberdades democráticas a partir da extensão universitária. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(2), 128–144. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p128

Edição

Seção

Relatos de experiências de Extensão em tempos de pandemia da Covid-19 I