CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR COMO PROJETO DE EXTENSÃO: MAIS EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO EM VULNERABILIDADE SOCIAL DA REGIÃO DO CARIRI

Autores

  • Pedro Walisson Feitosa Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Francisco Maxwell Leite Barbosa Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Marcelo Alves Monteiro Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Hellen Lima Alencar Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Maria Elizabeth Pereira Nobre Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/8465

Resumo

O acesso ao Ensino Superior permanece restrito a classes específicas da população, sendo os grupos em situação de vulnerabilidade social ainda à margem da progressão do ensino. Criar mecanismos que subsidiem o melhor desempenho dos estudantes de escolas públicas em exames de seleção aos cursos superiores, contribui para redução da desigualdade existente no sistema de ingresso. Dessa forma, este trabalho objetiva relatar experiências da implementação e execução de um projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri(UFCA) que desenvolve um cursinho pré-vestibular comunitário, ministrado por estudantes de Medicina da UFCA, para a população em vulnerabilidade social da região do Cariri Cearense. Assim, foi desenvolvida uma turma de cursinho pré-vestibular comunitário com aulas diárias na Faculdade de Medicina(FAMED) da Universidade Federal do Cariri(UFCA).  A realização do cursinho comunitário para a população em vulnerabilidade social da região do Cariri ampliou a capacidade de ingresso desta comunidade ao Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Feitosa, P. W., Francisco Maxwell Leite Barbosa, Marcelo Alves Monteiro, Hellen Lima Alencar, & Maria Elizabeth Pereira Nobre. (2021). CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR COMO PROJETO DE EXTENSÃO: MAIS EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO EM VULNERABILIDADE SOCIAL DA REGIÃO DO CARIRI. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 4(1), 73–94. https://doi.org/10.20873/uft-v4n1/8465