PADU ARRAIAS: extensão e inclusão na UFT

  • Mayra de Abreu Teixeira Secretaria Municipal de Educação
  • Joana Vieira de Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Noeci Carvalho Messias Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em mostrar a realização do Padu no Câmpus Arraias. As atividades do Padu Arraias/2018 iniciaram em 02 de abril e finalizou em 30 de novembro de 2018. Quanto a metodologia utilizada nas aulas preparatórias ao ingresso a universidade, os professores realizam o planejamento baseando-se nas competências e habilidades para as grandes áreas propostas pelo ENEM. Para tanto, apoiam em material didático específico, bem como em cadernos de exercícios, simulados e também aulões com profissionais de áreas específicas.  É neste contexto, que os estudantes dos diversos cursos do Câmpus de Arraias desenvolvem ações extensionistas de acompanhamento pedagógico aos futuros acadêmicos da universidade. Observa-se que o Padu Arraias funciona como uma via de mão dupla, na medida em que insere os estudantes no espaço universitário e possibilita o exercício de experiências didáticas aos bolsistas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Padu.  Extensão. Inclusão.

 

 

ABSTRACT

The objective of this work is to show the accomplishment of the Padu in the Campus Arraias. Padu Arraias / 2018 activities started on April 2nd and ended on November 30th, 2018. As for the methodology used in the preparatory classes for university admission, teachers carry out the planning based on the competences and skills for the proposed major areas by ENEM. To this end, they support specific teaching material, as well as exercise books, simulated and also classes with professionals in specific areas. It is in this context, that students of the various courses of the Campus of Arraias develop extension actions of pedagogical accompaniment to the future academics of the university. It is observed that Padu Arraias works as a two-way street, as it inserts students into the university space and allows the exercise of didactic experiences to the scholarship holders.

 

KEYWORDS: Padu. Extension. Inclusion.

 

 

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es mostrar la realización del Padu en el Campus Arraias. Las actividades de Padu Arraias / 2018 comenzaron el 2 de abril y finalizaron el 30 de noviembre de 2018. En cuanto a la metodología utilizada en las clases preparatorias para la admisión a la universidad, los maestros llevan a cabo la planificación en función de las competencias y habilidades para las áreas principales propuestas. por ENEM. Con este fin, apoyan material didáctico específico, así como libros de ejercicios, simulados y también clases con profesionales en áreas específicas. Es en este contexto, que los alumnos de los distintos cursos del Campus de Arraias desarrollan acciones de extensión de acompañamiento pedagógico a los futuros académicos de la universidad. Se observa que Padu Arraias funciona como una calle de doble sentido, ya que inserta a los estudiantes en el espacio universitario y permite el ejercicio de experiencias didácticas para los becarios.

 

PALABRAS CLAVE: Padu. Extensión. Inclusión.

 

Biografia do Autor

Mayra de Abreu Teixeira, Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Coordenadora Pedagógica Padu Arraias. mayraabreuteixeira@yahoo.com.br

Joana Vieira de Brito, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Curso de Administração Pública (EaD). joanavieirabrito@hotmail.com

Noeci Carvalho Messias, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental. Coordenadora Padu Arraias. noeci@uft.edu.br

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESU. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasília: Ministério da Educação, 2000/2001. (Edição atualizada).

SARAIVA, José L. Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. v. 44, n. 3. Brasília Médica, Brasília, 2007.

GUIMARÃES, Regina Guedes Moreira; FERREIRA, Maria do Carmo; VILLAÇA, Fabiana de Mello. O debate necessário: a importância da extensão universitária para a formação médica. Cadernos ABEM, Rio de Janeiro, v. 4, p. 69-78, 2008

Publicado
2019-09-01
Como Citar
Teixeira, M. de A., Brito, J. V. de, & Messias, N. C. (2019). PADU ARRAIAS: extensão e inclusão na UFT. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 2(3), 156-162. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8393