NÓS PROPOMOS: interação e comunicação

  • Jordana Coêlho Gonsalves Universidade Federal do Tocantins
  • João Aparecido Bazzoli Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O projeto Nós Propomos desenvolvido no Brasil desde 2015, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Curso de Direito, Palmas, teve a sua origem portuguesa, onde foi implantado em 2011 pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). A sua atividade consiste essencialmente em identificar problemas urbanos locais e propor resoluções possíveis e inovadoras, com um olhar na educação e na cidadania. O projeto é desenvolvido com jovens do ensino médio da rede pública estadual. Este trabalho objetivou analisar as atividades de comunicação sobre as ações do Nós Propomos em 2018, com a finalidade de observar e medir a possível interação entre os integrantes da sua equipe de execução no Tocantins e a sociedade em geral. Está métrica foi estabelecida a partir da alimentação de um Blog do projeto com as notícias sobre as atividades realizadas nas escolas, observando a frequência média de postagens semanais. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste trabalho consistiu em acompanhar as atividades e ações do projeto, classificá-las e noticiá-las por resumos estruturados postados no Blog no endereço eletrônico: <http://nospropomos.blogspot.com/>. Para entender o retorno qualitativo e quantitativo pretendido por este trabalho foi realizada entrevistas com os participantes do Projeto e estabelecido uma métrica quantitativa de acessos ao referido Blog. Como resultado deste trabalho se pode afirmar que os Blogs consistem em ferramenta pedagógica importante de comunicação e interação em razão da constatação da significativa elevação no número de acesso de pessoas ao material postado durante o acompanhamento deste estudo.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação. Interação. Nós Propomos.

 

 

ABSTRACT

The We Propose project developed in Brazil since 2015, by the Federal University of Tocantins (UFT), Law Course, Palmas, had its Portuguese origin, where it was implemented in 2011 by the Institute of Geography and Spatial Planning of the University of Lisbon (IGOT / UL). Its activity essentially consists of identifying local urban problems and proposing possible and innovative resolutions, with a view to education and citizenship. The project is developed with high school youth from the state public school system. This work aimed to analyze the communication activities about the We Propose actions in 2018, in order to observe and measure the possible interaction between the members of its executive team in Tocantins and society in general. This metric was established from the feed of a project Blog with news about the activities carried out in schools, observing the average frequency of weekly posts. The methodology applied in the development of this work consisted of monitoring the activities and actions of the project, classifying them and notifying them by structured summaries posted on the Blog at the electronic address: <http://nospropomos.blogspot.com/>. In order to understand the qualitative and quantitative feedback intended by this work, interviews were carried out with the Project participants and a quantitative metric of access to that Blog was established. As a result of this work, it can be said that Blogs are an important pedagogical tool for communication and interaction due to the fact that there was a significant increase in the number of people accessing the material posted during the follow-up of this study.

 

KEYWORDS: Communication. Interaction. We propose.

 

 

RESUMEN

El proyecto We Propose desarrollado en Brasil desde 2015, por la Universidad Federal de Tocantins (UFT), Curso de Derecho, Palmas, tuvo su origen portugués, donde fue implementado en 2011 por el Instituto de Geografía y Planificación Espacial de la Universidad de Lisboa (IGOT / UL). Su actividad consiste esencialmente en identificar problemas urbanos locales y proponer soluciones posibles e innovadoras, con miras a la educación y la ciudadanía. El proyecto se desarrolla con jóvenes de secundaria del sistema de escuelas públicas del estado. Este trabajo tuvo como objetivo analizar las actividades de comunicación sobre las acciones de We Propose en 2018, a fin de observar y medir la posible interacción entre los miembros de su equipo ejecutivo en Tocantins y la sociedad en general. Esta métrica se estableció a partir del feed de un Blog del proyecto con noticias sobre las actividades realizadas en las escuelas, observando la frecuencia promedio de publicaciones semanales. La metodología aplicada en el desarrollo de este trabajo consistió en monitorear las actividades y acciones del proyecto, clasificarlas y notificarlas mediante resúmenes estructurados publicados en el Blog en la dirección electrónica: <http://nospropomos.blogspot.com/>. Con el fin de comprender los comentarios cualitativos y cuantitativos previstos en este trabajo, se llevaron a cabo entrevistas con los participantes del Proyecto y se estableció una métrica cuantitativa de acceso a ese Blog. Como resultado de este trabajo, se puede decir que los blogs son una herramienta pedagógica importante para la comunicación y la interacción debido al hecho de que hubo un aumento significativo en el número de personas que acceden al material publicado durante el seguimiento de este estudio.

 

 

PALABRAS CLAVE: comunicación. Interacción Nosotros te proponemos.

Biografia do Autor

Jordana Coêlho Gonsalves, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins (UFT), Curso de Arquitetura e   Urbanismo. jojo.coelho77@uft.edu.br.

João Aparecido Bazzoli, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins (UFT), Direito – Coordenador do Projeto. jbazzoli@uft.edu.br.

Referências

PONTES. R.L.J; FILHO, J.A.C. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju, novembro de 2011.

SOUZA, C.A; HAMMES, M.H. Mídias na educação: a importância do blog para a Educação Física escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 160, setembro de 2011.

Publicado
2019-09-01
Como Citar
Gonsalves, J. C., & Bazzoli, J. A. (2019). NÓS PROPOMOS: interação e comunicação. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 2(3), 134-144. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8390