ESTÁGIO SUPERVISIONADO: experiências pedagógicas na Escola de Tempo Integral Olga Benário

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta as experiências obtidas por meio das atividades e práticas de estágio supervisionado, cujo objetivo é a aproximação entre a teoria, vista em sala de aula e a prática do profissional pedagogo, seus desafios, dificuldades e realidades ocorridas no âmbito da Escola de Tempo Integral Olga Benário. O contato com a escola, professores, corpo diretivo, é de fundamental importância nesta formação, especialmente se levado em conta que é também o campo de atuação futuro dos estagiários.     

  

PALAVRAS-CHAVE: Estágio, Docência, Educação, Formação.

 

 

ABSTRACT

This work presents the experiences obtained through the activities and practices of supervised internship, whose objective is the approximation between the theory, seen in the classroom and the practice of the pedagogical professional, its challenges, difficulties and realities that occurred within the scope of the Escola de Tempo Integral Olga Benário. Contact with the school, teachers, the governing body, is of fundamental importance in this training, especially if it is taken into account that it is also the field of future performance of the interns.

   

KEYWORDS: Internship, Teaching, Education, Training.

 

 

RESUMEN

Este trabajo presenta las experiencias obtenidas a través de las actividades y prácticas de pasantías supervisadas, cuyo objetivo es la aproximación entre la teoría, vista en el aula y la práctica del profesional pedagógico, sus desafíos, dificultades y realidades que ocurrieron dentro del alcance de la Escola de Tempo Integral Olga Benário. El contacto con la escuela, los maestros, el cuerpo directivo, es de fundamental importancia en esta capacitación, especialmente si se tiene en cuenta que también es el campo del desempeño futuro de los pasantes.

   

PALABRAS CLAVE: Prácticas, Enseñanza, Educación, Capacitación.

 

Biografia do Autor

Naylanne Rodrigues de Castro, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins – UFT. E-mail: nay_lane@hotmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

Castro, N. R. de ., & Porto Junior, F. G. R. (2019). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: experiências pedagógicas na Escola de Tempo Integral Olga Benário. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 2(3), 97–109. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8387

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