DIAGNÓSTICO E INSTRUÇÃO DE PAIS E PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Luan Pereira Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Quando se trata das oportunidades de tempo e espaço para crianças pequenas se movimentarem, observa-se que isto está associado aos ambientes e as pessoas envolvidas com as crianças. A desvalorização do movimento por parte dos pais e dos professores e falta de oferta de prática de atividades físicas para seus filhos/alunos tendo sido discutida entre os cientistas como um fator de risco para a manutenção de comportamentos sedentários na infância. Desta forma, o objetivo do projeto de extensão foi instruir profissionais, cuidadores e pais sobre a necessidade da prática de atividade física para crianças pequenas em especial as pré-escolares. Foram realizadas visitas as secretárias dos munícipios de Miracema do Tocantins, Lajeado-TO e Palmas oferecendo a devolutiva de uma pesquisa realizada nos municípios tocantinenses, palestras informando os adultos sobre a necessidade do movimento na infância, além disso, foram realizadas intervenções in loco em uma escola de Miracema do Tocantins e oficinas por meio de um evento que envolveu a Secretária de Educação do município de Lajeado. Os resultados apontam para um interesse dos pais e professores em saber como trabalhar o movimento com seus filhos/alunos, associado as atividades o contato com os secretários de educação foi positivo em relação ao projeto, seus resultados e desdobramentos. O projeto atingiu os objetivos previstos, ao apresentar dados concretos sobre a falta de movimento entre pré-escolares, instruir pais e professores durante as visitas e intervenções e oferecer formação continuada de modo a subsidiar pais e professores em relação ao desenvolvimento infantil e a necessidade de se movimentar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Instrução. Atividade física. Educação Infantil.

 

 

ABSTRACT

When it comes to opportunities for time and space for young children to move around, it is observed that this is associated with the environments and people involved with the children. The devaluation of movement by parents and teachers and the lack of physical activity for their children / students has been discussed among scientists as a risk factor for maintaining sedentary behavior in childhood. Thus, the purpose of the extension project was to instruct professionals, caregivers and parents about the need for physical activity for young children, especially preschoolers. Visits were made to the secretaries of the municipalities of Miracema do Tocantins, Lajeado-TO and Palmas offering feedback from a survey conducted in the municipalities of Tocantins, lectures informing adults about the need for movement in childhood, in addition, interventions were carried out on the spot in a Miracema do Tocantins school and workshops through an event that involved the Secretary of Education of the municipality of Lajeado. The results point to an interest of parents and teachers in knowing how to work the movement with their children / students, associated with the activities, the contact with the education secretaries was positive in relation to the project, its results and developments. The project achieved its intended objectives, by presenting concrete data on the lack of movement among preschoolers, instructing parents and teachers during visits and interventions and offering continued training in order to subsidize parents and teachers in relation to child development and the need for move around.

 

KEYWORDS: Instruction. Physical activity. Child education.

 

 

RESUMEN

Cuando se trata de oportunidades de tiempo y espacio para que los niños pequeños se muevan, se observa que esto está asociado con los entornos y las personas involucradas con los niños. La devaluación del movimiento por parte de padres y maestros y la falta de actividad física para sus hijos / estudiantes ha sido discutida entre los científicos como un factor de riesgo para mantener el comportamiento sedentario en la infancia. Por lo tanto, el propósito del proyecto de extensión era instruir a los profesionales, cuidadores y padres sobre la necesidad de actividad física para los niños pequeños, especialmente los preescolares. Se hicieron visitas a las secretarias de los municipios de Miracema do Tocantins, Lajeado-TO y Palmas, ofreciendo comentarios de una encuesta realizada en los municipios de Tocantins, conferencias que informan a los adultos sobre la necesidad de movimiento en la infancia, además, se realizaron intervenciones en el lugar en un Miracema do Tocantins escuela y talleres a través de un evento que involucró a la Secretaría de Educación del municipio de Lajeado. Los resultados apuntan a un interés de padres y maestros en saber cómo trabajar el movimiento con sus hijos / estudiantes, asociado con las actividades, el contacto con las secretarias de educación fue positivo en relación con el proyecto, sus resultados y desarrollos. El proyecto logró sus objetivos previstos, presentando datos concretos sobre la falta de movimiento entre los preescolares, instruyendo a los padres y maestros durante las visitas e intervenciones y ofreciendo capacitación continua para subsidiar a los padres y maestros en relación con el desarrollo infantil y la necesidad de moverse

 

PALABRAS CLAVE: Instrucción. Actividad física. Educación Infantil.

 

Biografia do Autor

Luan Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Educação Física, Universidade Federal do Tocantins-UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, E-mail: luanlimaa1996@hotmail.com.

Vitor Antonio Cerignoni Coelho , Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências do Movimento Humano, Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins-UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, E-mail: vaccoelho@uft.edu.br.

 

 

 

Referências

AGEING, D. H. Move and play every day. National Physical Activity Recommendations for Children 0–5 Years. Commonwealth of Australia. 2010.

BARBOSA, S. C. et al. Ambiente escolar, comportamento sedentário e atividade física em pré-escolares. Revista Paulista de Pediatria. v. 34, n.1, p. 1-8, 2016.

BARROS, S. S. H.; LOPES, A. S. BARROS, M. V. G. Prevalência de baixo nível de atividade física em crianças pré-escolares. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. v.14, n.4, p. 390-400, 2012.

COELHO V. A. C. Entre a casa e a escola: prática de atividades físicas e desenvolvimento infantil. 152 f. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, São Paulo, 2017.

DEPARTMENT OF HEALTH. Start Active, Stay Active: A Report on Physical Activity for Health from the Four Home Countries. London: Department of Health, 2011.

HENDERSON, K. E. et al. Environmental factors associated with physical activity in child care centers. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. v.12, n.43, p.1-9, 2015.

HERNANDEZ, A. M.; CAÇOLA, P. Motor proficiency predicts cognitive ability in four-year-olds. European Early Childhood Education Research Journal. V. 23, n. 4, p. 573-584, 2015.

MENEZES, R. C. E. et al. Prevalência e determinantes do excesso de peso em pré-escolares. Jornal de Pediatria. v. 87, n. 3, p. 231-237, 2011.

NASPE. National Association for Sport and Physical Education. Active Start: A Statement of Physical Activity Guidelines for Children from Birth to Age 5. 2nd Edition. 2009.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, D. B.; PRODÓCIMO, E.; DE MARCO, A. O Diálogo na Educação Infantil: o movimento, a interdisciplinaridade e a Educação Física. Revista Movimento. v. 22, n. 4, p.1195-1208, 2016.

TIMMONS, B. W. et al. Systematic review of physical activity and health in the early years (aged 0 - 4years). Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism. v.37, n. 4, p.773–792, 2012.

TREMBLAY, M. S. et al. Canadian Society for Exercise Physiology. Canadian physical activity guidelines for the early years (aged 0-4 years). Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism. v. 37, n. 2, p. 345–369, 2012.

TUCKER, P. The physical activity levels of preschool-aged children: A systematic review. Early Childhood Research Quarterly. v.23, p.547–558, 2008.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Lima, L. P. ., & Coelho , V. A. C. . (2019). DIAGNÓSTICO E INSTRUÇÃO DE PAIS E PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM PRÉ-ESCOLARES. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 2(3), 51–61. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8382