A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ROTEIRO GEO-TURÍSTICO DE PORTO NACIONAL-TO

Autores

  • Deivid Barbosa de Morais Campos Universidade Federal do Tocantins
  • Dannyella dos Santos Luz Universidade Federal do Tocantins
  • Rosane Balsan Universidade Federal do Tocantins
  • Pablo Amaury Pereira Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Aline Rocha Louzeira Santos Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente resumo visa proporcionar a apresentação acerca do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional, que é um projeto de ensino, pesquisa e extensão promovido dentro do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (NEUCIDADES), da Universidade Federal do Tocantins, campus de Porto Nacional. Trata-se, em grande medida, dos resultados de esforços investigativos que vêm sendo empreendidos no âmbito do grupo do NEUCIDADES, que, desde 2014, procura integrar professores doutores, mestrandos e graduandos. O Roteiro tem o objetivo educativo de sensibilização para o Patrimônio Cultural, principalmente em sua forma edificada, já que o percurso é feito a pé pelas ruas do Centro Histórico da cidade, onde casarões, igrejas, praças e ruas têm suas histórias contadas aos participantes. O Roteiro tem o município de Porto Nacional como o de maior demanda, mas atende várias cidades do estado, sendo também um modelo para as outras cidades, já que essas podem optar por roteiros para a sensibilização do cuidado com o Patrimônio Cultural.

 

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Turismo Cultural.

 

 

ABSTRACT

This summary aims to provide a presentation about the Geo-Touristic Route of Porto Nacional, which is a teaching, research and extension project promoted within the Center for Urban and Cities Studies (NEUCIDADES), at the Federal University of Tocantins, Porto campus National. These are, to a large extent, the results of investigative efforts that have been undertaken within the NEUCIDADES group, which, since 2014, has sought to integrate professors with doctorates, master's and undergraduate students. The Roadmap has the educational objective of raising awareness of Cultural Heritage, mainly in its built form, since the route is done on foot through the streets of the Historic Center of the city, where mansions, churches, squares and streets have their stories told to the participants. The Roadmap has the municipality of Porto Nacional as the one with the greatest demand, but it serves several cities in the state, and is also a model for other cities, as they can choose routes to raise awareness of the care of Cultural Heritage.

 

KEYWORDS: Cultural Heritage. Patrimonial Education. Cultural Tourism.

 

 

 

RESUMEN

Este resumen tiene como objetivo proporcionar una presentación sobre la Ruta Geo-Turística de Porto Nacional, que es un proyecto de enseñanza, investigación y extensión promovido dentro del Centro de Estudios Urbanos y Urbanos (NEUCIDADES), en la Universidad Federal de Tocantins, campus de Oporto Nacional. Estos son, en gran medida, los resultados de los esfuerzos de investigación que se han llevado a cabo dentro del grupo NEUCIDADES, que, desde 2014, ha intentado integrar a los profesores con doctorados, maestrías y estudiantes universitarios. La Hoja de ruta tiene el objetivo educativo de crear conciencia sobre el Patrimonio Cultural, principalmente en su forma construida, ya que la ruta se realiza a pie por las calles del Centro Histórico de la ciudad, donde las mansiones, iglesias, plazas y calles cuentan sus historias a los participantes. La hoja de ruta tiene al municipio de Porto Nacional como el de mayor demanda, pero sirve a varias ciudades del estado y también es un modelo para otras ciudades, ya que pueden elegir rutas para crear conciencia sobre el cuidado del Patrimonio Cultural.

 

PALABRAS CLAVE: Patrimonio cultural. Educación patrimonial. Turismo cultural.

 

 

Biografia do Autor

Deivid Barbosa de Morais Campos, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do Curso de Letras: Libras Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional- TO gleich.olive@gmail.com.

Dannyella dos Santos Luz, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Geografia Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional- TO dannyellaluz@gmail.com.

Rosane Balsan, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora do Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional- TO rosanebalsan@hotmail.com.

Pablo Amaury Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do Curso de Geografia Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional- TO pabloamaury77@gmail.com.

Aline Rocha Louzeira Santos, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do Curso de Geografia Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional- TO alinesantos123louzeira@gmail.com.

Referências

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MESSIAS, Noeci Carvalho. Porto Nacional: patrimônio cultural e memória. Goiânia, Ed. da PUC Goiás, 2012.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Campos, D. B. de M. ., Luz, D. dos S. ., Balsan, R. ., Lima, P. A. P. ., & Santos, A. R. L. . (2019). A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ROTEIRO GEO-TURÍSTICO DE PORTO NACIONAL-TO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 2(2), 179–187. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8343