O CENTRO DE APOIO POPULAR ESTUDANTIL DA UFT: caminhos trilhados
Palavras-chave:
Educação; Inclusão Social; Direitos humanos; Educação no Sistema Prisional.Resumo
O presente relato de experiência busca refletir sobre o processo de desenvolvimento do Centro de Apoio Popular Estudantil da Universidade Federal do Tocantins e a ação “Rompendo limites rumo à universidade” realizada por este projeto de extensão. Criado no ano de 2003 é constituído por alunos, professores e técnicos administrativos da UFT. Apresenta como objetivo precípuo envolver os acadêmicos em demandas sociais por meio de ações educativas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Inclusão Social; Direitos humanos; Educação no Sistema Prisional.
ABSTRACT
This experience report seeks to reflect on the development process of the Popular Student Support Center of the Federal University of Tocantins and the action “Breaking limits towards the university” carried out by this extension project. Created in 2003, it consists of students, professors and administrative technicians from UFT. Its main objective is to involve academics in social demands through educational actions.
KEYWORDS: Education; Social inclusion; Human rights; Education in the Prison System.
RESUMEN
Este informe de experiencia busca reflexionar sobre el proceso de desarrollo del Centro de Apoyo al Estudiante Popular de la Universidad Federal de Tocantins y la acción "Rompiendo límites hacia la universidad" llevada a cabo por este proyecto de extensión. Creado en 2003, está formado por estudiantes, profesores y técnicos administrativos de la UFT. Su objetivo principal es involucrar a los académicos en las demandas sociales a través de acciones educativas.
PALABRAS CLAVE: Educación; Inclusión social; Derechos humanos; Educación en el sistema penitenciario.
Referências
VEIGA, Ilma P. A. Docência Universitária na Educação Superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI (orgs). Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, 2006.