Projeto Clube De Música: Uma Proposta De Curricularização Da Extensão Na Educação Do Campo

um relato de experiência a partir da disciplina Metodologia do Ensino de Cordas dedilhadas e o projeto Clube de Música

Autores

  • José Jarbas Pinheiro Ruas Junior Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Milena dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Elisangela Pereira da Silva

Palavras-chave:

Ensino coletivo de instrumento; ensino de violão; Educação do Campo; Curricularização da Extensão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o relato da experiência vivenciado por duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Habilitação em Artes e Música que cursaram a disciplina Optativa Metodologia do Ensino de Cordas Dedilhadas durante o semestre letivo de 2017.2. A disciplina teve por objetivo curricularizar a extensão a partir das ações de ensino desenvolvidas Universidade e aplicadas no Clube de Música - Violão. O projeto foi desenvolvido entre os meses de agosto e outubro, no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darci Marinho (CEM Darci Marinho. As atividades ocorreram em todos os dias da semana e contaram com aproximadamente 16 alunos da unidade escolar, todos estes membros do Clube de Música.

Biografia do Autor

José Jarbas Pinheiro Ruas Junior, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Bacharel em violão pela mesma instituição (2010). Em 2011, recebeu o 1º prêmio a Mulher na Música promovido pelo Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro com o artigo "O violão feminino na República Velha: Um Recorte social entre 1920-1930". Entre 2010 e 2011 foi bolsista de iniciação a pesquisa no Núcleo de Estudos do Violão (NEV-UFRJ). Tem interesse em temáticas relacionadas à música no trânsito cultural entre Brasil e Portugal no contexto de cordofones dedilhados e tratados musicais; a música urbana carioca na Primeira República e seus agentes sociais; a música em revista; ensino coletivo de cordas dedilhadas. Possui experiência na área artística quanto pedagógica em Artes: Música.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Como Citar

Pinheiro Ruas Junior, J. J., dos Santos, M., & Pereira da Silva, E. (2018). Projeto Clube De Música: Uma Proposta De Curricularização Da Extensão Na Educação Do Campo: um relato de experiência a partir da disciplina Metodologia do Ensino de Cordas dedilhadas e o projeto Clube de Música. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 1(1), 59–64. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/4478