MULHERES SEM FRONTEIRAS E O COMBATE Á VIOLÊNCIA DE GENERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Roberta Brezezinski Moreira Universidade Federal do Pampa

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência teórico-prático, do Programa de Extensão Mulheres Sem Fronteiras, do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja/RS, no período de março a julho de dois mil e dezessete, com o intuito de problematizar as vivências, a partir das oficinas “Fala Sério”, direcionadas à educação formal, no nível fundamental. Constitui-se em uma proposta de extensão direcionada à comunidade escolar, através de ações sócio educativas, comprometidas com o ensino e a pesquisa de forma indissociável. A proposta de intervenção abrangeu a elaboração e o desenvolvimento de oficinas, que tinham suporte operacional módulos temáticos, como: identidade, família, gênero, violência doméstica, políticas públicas de enfrentamento e legislação sobre violência contra as mulheres, que foram desenvolvidos em vários encontros, privilegiando as estruturas que compõem as relações sociais: o sujeito e sua identidade, as relações sociais – violentas ou não – empreendidas no âmbito familiar, na comunidade, na escola, ou seja, na sociedade em que o sujeito constrói sua vida. O relato se insere no campo qualitativo ao evidenciar as representações e os significados atribuídos aos temas propostos, através da análise dos materiais coletados durante as intervenções, e quantitativa que é evidenciada, por meio de gráficos a análise sobre as violências no cotidiano escolar. Tal relato está elaborado em três fases, a primeira aborda brevemente o planejamento das oficinas, no segundo momento a avaliação expressa através de gráficos que indicam as formas de violência contra a mulher compreendida pelos adolescentes, e no terceiro e último momento destacam-se os processos de monitoramento das ações realizadas no processo de trabalho da equipe de extensão.

 

PALAVRAS-CHAVE: oficinas. Violência de gênero. Escola.

 

ABSTRACT

This article consists of a report of theoretical and practical experience, from the Women Without Borders Extension Program, from the Undergraduate Course in Social Work at the Federal University of Pampa, Campus of São Borja / RS, from March to July of two thousand and seventeen, in order to problematize the experiences, from the “Fala Sério” workshops, aimed at formal education, at the fundamental level. It is an extension proposal aimed at the school community, through socio-educational actions, inseparably committed to teaching and research. The intervention proposal covered the design and development of workshops, which had operational support for thematic modules, such as: identity, family, gender, domestic violence, public coping policies and legislation on violence against women, which were developed in various meetings, privileging the structures that make up social relationships: the subject and his identity, the social relationships - violent or not - undertaken in the family, in the community, at school, that is, in the society in which the subject builds his life. The report is inserted in the qualitative field when evidencing the representations and the meanings attributed to the proposed themes, through the analysis of the materials collected during the interventions, and the quantitative that is evidenced, through graphs, the analysis of the violence in the school routine. This report is prepared in three phases, the first briefly addresses the planning of the workshops, in the second moment the evaluation expressed through graphics that indicate the forms of violence against women understood by the adolescents, and in the third and last moment, the processes stand out. monitoring the actions taken in the work process of the extension team.

 

KEYWORDS: workshops. Gender-based violence. School.

 

 

RESUMEN

Este artículo consiste en un informe de experiencia teórica y práctica, del Programa de Extensión de Mujeres Sin Fronteras, del Curso de Pregrado en Trabajo Social en la Universidad Federal de Pampa, Campus de São Borja / RS, de marzo a julio de dos mil y diecisiete, para problematizar las experiencias, de los talleres "Fala Sério", dirigidos a la educación formal, en el nivel fundamental. Es una propuesta de extensión dirigida a la comunidad escolar, a través de acciones socioeducativas, comprometidas con la enseñanza y la investigación de manera inseparable. La propuesta de intervención cubrió el diseño y desarrollo de talleres, que contaron con apoyo operativo para módulos temáticos, tales como: identidad, familia, género, violencia doméstica, políticas públicas de afrontamiento y legislación sobre violencia contra la mujer, que se desarrollaron en varias reuniones, privilegiando las estructuras que conforman las relaciones sociales: el sujeto y su identidad, las relaciones sociales, violentas o no, emprendidas en la familia, en la comunidad, en la escuela, es decir, en la sociedad en la que el sujeto construye su vida. El informe se inserta en el campo cualitativo al evidenciar las representaciones y los significados atribuidos a los temas propuestos, a través del análisis de los materiales recopilados durante las intervenciones, y el cuantitativo que se evidencia, a través de gráficos, el análisis de la violencia en la rutina escolar. Este informe se prepara en tres fases, la primera aborda brevemente la planificación de los talleres, en el segundo momento la evaluación expresada a través de gráficos que indican las formas de violencia contra las mujeres entendidas por las adolescentes, y en el tercer y último momento, se destacan los procesos. monitorear las acciones tomadas en el proceso de trabajo del equipo de extensión.

 

PALABRAS CLAVE: talleres. Violencia de género. Escuela.

Biografia do Autor

Roberta Brezezinski Moreira, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Serviço Social na Universidade Federal do Pampa- São Borja/ RS. Atualmente é colaboradora do projeto de extensão "Mulheres sem Fronteiras: Articulando a Rede no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Município de São Borja - RS" e membro do grupo de pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política - GEEP da UNIPAMPA - campus São Borja. E-mail: brezezinskiroberta@gmail.com.

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

Moreira, R. . B. . (2018). MULHERES SEM FRONTEIRAS E O COMBATE Á VIOLÊNCIA DE GENERO NO AMBIENTE ESCOLAR. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 1(3), 16–43. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/4322