EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM DANÇAS POPULARES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/TRAINEXPPalavras-chave:
Formação docente, Culturas Populares, Narrativa Autobiográfica, Protagonismo, Educação FísicaResumo
O objetivo deste estudo é compartilhar experiências formativas com danças populares vivenciadas em um projeto de extensão. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, que adotou a narrativa autobiográfica como referencial teórico-metodológico. Os dados foram obtidos por meio de registros em diário de campo, narrativas e imagens iconográficas. Entre os resultados destacam-se o protagonismo compartilhado entre os envolvidos, o reconhecimento das danças populares como instrumento fundamental para a formação cultural humana e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Conclui-se que o diálogo com as culturas, por meio da produção de sentidos e significados, promoveu maior inserção e envolvimento dos participantes, evidenciando seu protagonismo e participação ativa nos processos de ensino e aprendizagem.
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