EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM DANÇAS POPULARES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Bethânia Alves Costa Zandomínegue Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Carlos Teixeira da Cunha Universidade do Vale do Ítajai

DOI:

https://doi.org/10.20873/TRAINEXP

Palavras-chave:

Formação docente, Culturas Populares, Narrativa Autobiográfica, Protagonismo, Educação Física

Resumo

O objetivo deste estudo é compartilhar experiências formativas com danças populares vivenciadas em um projeto de extensão. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, que adotou a narrativa autobiográfica como referencial teórico-metodológico. Os dados foram obtidos por meio de registros em diário de campo, narrativas e imagens iconográficas. Entre os resultados destacam-se o protagonismo compartilhado entre os envolvidos, o reconhecimento das danças populares como instrumento fundamental para a formação cultural humana e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Conclui-se que o diálogo com as culturas, por meio da produção de sentidos e significados, promoveu maior inserção e envolvimento dos participantes, evidenciando seu protagonismo e participação ativa nos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Luiz Carlos Teixeira da Cunha, Universidade do Vale do Ítajai

Licenciatura Educação Física, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor de Educação Física no Serviço de Atendimento a Pessoa Surda (SAPS) na Universidade do Vale do Ítajai (UNIVALI). 

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Alves Costa Zandomínegue, B., & Teixeira da Cunha, L. C. (2025). EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM DANÇAS POPULARES EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 70–97. https://doi.org/10.20873/TRAINEXP