MODOS DE MATERIALIZAR A OBRA COREOGRÁFICA

UM SISTEMA DE ANÁLISE

Autores

  • João Carlos Martins Parreira Fernandes Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Dança Lisboa / Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (Pólo FMH) https://orcid.org/0000-0002-9495-5814
  • Madalena Xavier Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (Pólo FMH) https://orcid.org/0000-0003-4713-6397

DOI:

https://doi.org/10.20873/WAYSOFMATER

Palavras-chave:

sistema de análise, obra coreográfica, opções técnicas, propósitos artísticos

Resumo

Muitos dos atuais estudos na área da dança centram-se na reflexão sobre os métodos de criação e poucos exploram a essência das obras do ponto de vista dos recursos técnicos.  Através de uma análise crítica e bibliográfica sobre a criação coreográfica contemporânea, procura-se estabelecer linhas orientadoras para análise coreográfica que poderão vir a ser dialogantes com o discurso do criador, visando confrontar as opções técnicas com os propósitos artísticos. Desta análise, conclui-se que a sistematização dos modos de materializar as coreografias está ancorada nos seguintes pressupostos: a escolha dos intérpretes; a natureza da proposta; os recursos utilizados; a estruturação e configuração dos materiais; e a relação com outros elementos.

Biografia do Autor

João Carlos Martins Parreira Fernandes, Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Dança Lisboa / Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (Pólo FMH)

Professor Adjunto e Coordenador da Licenciatura em Dança na ESD-IPL e Investigador no INET-MD. Doutorado em Motricidade Humana (Dança) pela FMH-UL. Desenvolve investigação em criação/interpretação em dança contemporânea.

Madalena Xavier, Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (Pólo FMH)

Professora e Coordenadora do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais na ESD-IPL e investigadora no INET-MD. Doutorado em Motricidade Humana (FMH-UL). Desenvolve investigação em criação/interpretação em dança contemporânea.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

Martins Parreira Fernandes, J. C., & Xavier, M. (2025). MODOS DE MATERIALIZAR A OBRA COREOGRÁFICA: UM SISTEMA DE ANÁLISE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 136–166. https://doi.org/10.20873/WAYSOFMATER